Sumários

Apresentação do programa da cadeira. Regimes de avaliação.

22 Setembro 2015, 14:00 Francisco Roque de Oliveira

Conteúdos programáticos:

  1. Desenvolvimento e crescimento económico; o conceito de desenvolvimento humano; desenvolvimento e pobreza.

  2. Pobreza, desigualdade e desenvolvimento humano: critérios de medição nos países em desenvolvimento (PED) e os novos indicadores; natureza e evolução da pobreza nos PED; perfis e causas da pobreza africana; aspectos internacionais da luta contra a pobreza nos PED; medidas operacionais específicas para redução da pobreza na África Subsaariana

  3. Ajuda ao desenvolvimento: definição estatística e modalidades de ajuda; agentes e volumes de ajuda global; realidade e critérios para a repartição da ajuda global; avaliação da eficácia da ajuda; o impacto da ajuda à África Subsaariana

  4. A cooperação descentralizada e a solidariedade internacional; políticas de desenvolvimento, de cooperação e de ajuda humanitária na África Subsaariana; as relações entre a União Europeia e a África Subsaariana: o papel do CAD/OCDE e da ONU

  5. Estudo de caso: a cooperação portuguesa

  6. Integração regional africana e o seu impacto no desenvolvimento

     

    Regimes de avaliação

    Regime normal de avaliação:

    -Um teste escrito individual, a realizar durante o período de aulas: 15% na nota final.

    -Um teste escrito individual, na época normal de avaliações da FLUL (4 a 15 de Janeiro de 2016): 45% na nota final.

    - Um trabalho de investigação de grupo (tema e estrutura a indicar pelo docente): 25% na nota final

    - Breves apresentações de temas ou elaboração de fichas nas aulas (temas e estrutura a indicar pelo docente): 15% na nota final.

    - Os alunos do Programa Erasmus são abrangidos pelo regime normal de avaliação

     

    Regime especial de avaliação:

    -Um teste escrito individual, na época normal de avaliações da FLUL, a realizar simultaneamente com os outros alunos: 65% na nota final

    -Um trabalho de investigação individual (tema e estrutura a indicar pelo docente): 35% na nota final. A avaliação do trabalho de investigação incide sobre a componente escrita e a respectiva apresentação oral.