Sumários

Teste de avaliação

9 Janeiro 2017, 15:00 Francisco Roque de Oliveira

Teste de avaliação


Revisões

16 Dezembro 2016, 16:00 Francisco Roque de Oliveira

Revisões: ONGDs e Sector Social


Apresentação dos trabalhos de investigação

14 Dezembro 2016, 16:00 Francisco Roque de Oliveira

Apresentação dos trabalhos de investigação.

Tema 4: «Apesar da grande diversidade de casos existentes, as ONGD partilham um conjunto de características que as diferenciam de outros actores implicados na cooperação bilateral e multilateral, assim como das entidades que compõem o “Sector Social”. Em simultâneo, podemos distinguir diferentes gerações de ONGD em função do modelo de desenvolvimento que promovem e do tipo de participação dos sectores beneficiados. Finalmente, o seu modelo de funcionamento tende a apresentar certas vantagens em relação às agências governamentais de cooperação. Discutam e avaliem estas premissas a partir da descrição e análise de um caso concreto recente de acção de uma ONGD em África».


Apresentação dos trabalhos de investigação

9 Dezembro 2016, 16:00 Francisco Roque de Oliveira

Apresentação dos trabalhos de investigação.

Tema 2: «Analisem a evolução da ajuda ao desenvolvimento descentralizada em Portugal na última década e a sua relação com a agenda internacional relativa à eficácia da ajuda».

Tema 3: «Nos últimos anos, têm-se observado alterações significativas na figura do Direito internacional humanitário. Por outro lado, estas alterações tornaram necessário rever o próprio conceito de “ajuda humanitária” tendo em conta o recrudescimento de conflitos de carácter civil que, em muitos casos, têm por base situações de abuso de poder praticadas pelas classes dirigentes de Estados falhados. Avaliem o sentido destas transformações e apliquem a vossa reflexão à análise de um caso concreto recente de “acção ou ajuda humanitária” em África».


Apresentação dos trabalhos de investigação

7 Dezembro 2016, 16:00 Francisco Roque de Oliveira

Apresentação dos trabalhos de investigação. Tema 1: «Analisem criticamente as mudanças relacionadas com a eficácia da ajuda experimentadas pela cooperação portuguesa na última década».