A dança pós-moderna: desconstrução a partir do corpo quotidiano

20 Março 2018, 12:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Ampliação do alcance da dança para além da esfera artística no trabalho de Anna Halprin: dimensão terapêutica; Planetary dance; acção política. Origens do Judson Dance Theatre Group - precursor da dança pós-moderna: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis). O manifesto do Não de Yvonne Rainer. Visualização e análise de Trio A (The mind is a muscle, part I), de Yvonne Rainer (1966).