A Dança e a Performance: articulação da “diferença”

21 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes


 

A condição pós-moderna - segundo Jean-François Lyotard - enquanto força mobilizadora da Performance. Movimentos de vanguarda (Fluxus, Body-Art, Happenings) e reconhecimento da Performance como expressão artística independente a partir do final dos anos sessenta: alguns exemplos emblemáticos. O seu carácter indefinido e transversal (esbatimento de fronteiras artísticas). O corpo do artista como suporte conceptual (artes do corpo). O papel experiencial dos espectadores (busca pelo encontro entre a arte e a vida). Focos de indistinção entre a Dança e a Performance: a importância da Judson Dance Theatre. Visionamento de vídeos (Robert Morris, Meredith Monk, Marina Abramovic) e discussão posterior.

 

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Site, por Robert Morris (1965);

- Meredith Monk: Dolmen Music, documentário de Peter Greenaway, 1983 [pequeno excerto];

- Plateau Series II [excerpt], por Meredith Monk (1978);

- Quarry: the rally [excerpt], por Meredith Monk (1977);

- Imponderabilia, por Ulay & Abramovic (1977);

- Relation in Space, por Ulay & Abramovic (1976);

- The artist is present (MoMA, 2010) [encontro com Ulay].

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Roselee Goldberg (2007). A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente, Orfeu Negro [apenas alguns excertos disponíveis na reprografia].

- António Pinto Ribeiro (1997). Por exemplo a cadeira, Cotovia.