A Dança e a Performance: articulação da “diferença”
21 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
A condição pós-moderna - segundo Jean-François Lyotard - enquanto força mobilizadora da Performance. Movimentos de vanguarda (Fluxus, Body-Art, Happenings) e reconhecimento da Performance como expressão artística independente a partir do final dos anos sessenta: alguns exemplos emblemáticos. O seu carácter indefinido e transversal (esbatimento de fronteiras artísticas). O corpo do artista como suporte conceptual (artes do corpo). O papel experiencial dos espectadores (busca pelo encontro entre a arte e a vida). Focos de indistinção entre a Dança e a Performance: a importância da Judson Dance Theatre. Visionamento de vídeos (Robert Morris, Meredith Monk, Marina Abramovic) e discussão posterior.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Site, por Robert Morris (1965);
- Meredith Monk: Dolmen Music, documentário de Peter Greenaway, 1983 [pequeno excerto];
- Plateau Series II [excerpt], por Meredith Monk (1978);
- Quarry: the rally [excerpt], por Meredith Monk (1977);
- Imponderabilia, por Ulay & Abramovic (1977);
- Relation in Space, por Ulay & Abramovic (1976);
- The artist is present (MoMA, 2010) [encontro com Ulay].
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Roselee Goldberg (2007). A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente, Orfeu Negro [apenas alguns excertos disponíveis na reprografia].
- António Pinto Ribeiro (1997). Por exemplo a cadeira, Cotovia.