Dança-Discurso: lugares comuns e novos formatos (1998-2005)

9 Dezembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Abordagem introdutória dos valores que marcaram o final dos anos 90 em França e na Bélgica, e a forma como se diferenciaram relativamente à nouvelle danse, às vanguardas francesas e belgas das décadas de 70 e 80. Caracterização geral do movimento de produção crítica – visando o sistema de produção artística da dança no seu todo: nível estético, político, económico. Movimento crítico surgido a partir de dentro do próprio trabalho coreográfico, interrogando a herança coreográfica dos anos 80, mas também os próprios discursos sobre a dança (introdução aos nomes mais citados actualmente: Xavier Le Roy e Jérôme Bel). Referência à viragem semiótica e ao desconstrucionismo como contextos de pensamento filosófico que prepararam a entrada da crítica e da teoria na coreografia (com foco na desmontagem de pressupostos que gerou uma maior consciência dos códigos e sistemas de significação implícitos nos modos de produção de pensamento e/ou conhecimento ocidentais), e o consequente surgimento de formatos anti-espectaculares como a conferência-performance, desmontando não apenas o dispositivo de representação teatral como o dispositivo de produção científica e/ou académica.

Visionamento da conferência-performance de Xavier Le Roy, que se considera exemplar desta viragem: “Product of Circumstances (1999) – os estudantes foram aconselhados a criar para o seu percurso perceptivo um mapeamento prévio, uma “coreografia da atenção”, distribuída pelos seguintes parâmetros: luz, espaço, tempo, texto, performance, de forma a sentirem mais conscientemente os movimentos da própria percepção, sempre contingente.

 

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n9JrAngqpl8

 

Outros links para aprofundamento do trabalho de Xavier Le Roy:

 

Partitura (score/script) de “Product of Circumstances”:

http://www.xavierleroy.com/page.php?id=63e83a12f776477d633187bdfbdb1c24c130da87&lg=en

 

Website de Xavier Le Roy: http://www.xavierleroy.com

 

 

Bibliografia relativa aos conteúdos abordados nesta aula:

 

Isabelle Ginot, “Un lieu commun”, Repères n°11, Biennale Nationale da danse du Val-de-Marne, mars 2003. Online: https://hal.archives-ouvertes.fr/file/index/docid/801020/filename/04_I.Ginot_Un_lieu_commun_1_.pdf

 

Bojana Cvejic, “Theory, Police, and Disagreement”, in Ulrike Melzwig, Marten Spanberg, Nina Thielicke (ed.), Reverse Engineering Education in Dance, Choreography and the Performing Arts, Berlin, b_books Verlag, 2007, p. 16-29.

 

Pirkko Husemann, “The Absent Presence of Artistic Working Processes. The Lecture as Format of Performance”. Lecture Performance, Frankfurt, 2004.
(English version / Update March 2005)

Online: dancepracticeasresearch2015.files.wordpress.com/2015/09/f14_husemann_engl.pdf