Dança-Discurso: lugares comuns e novos formatos (continuação)

11 Dezembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Conversa informal sobre as relações complexas entre o discurso e a dança, entre pensamento e movimento; sobre noções de espaço e coreografia – reflexão sobre a disposição do espaço e a forma como funciona sempre como partitura implícita de acção, conduzindo-nos a certos movimentos, comportamentos, delineando o tipo de relações, hierarquias, etc. Chamada de atenção para o modo como as arquitecturas do espaço público – bem como as dos nossos espaços privados – estão repletas de coreografias implícitas – tal como o nosso corpo.

Observações sobre o fazer histórico (noções de historiografia), perspectiva crítica em relação à organização dos movimentos da dança numa sequência aparentemente linear em progressão, que deve ser constantemente questionada (e constantemente reorganizada).

Observações sobre algumas relações prometedoras actualmente desenvolvidas entre práticas coreográficas e práticas editoriais.

Aconselhamento individual sobre percursos de investigação e contactos a estabelecer com instituições e investigadores e/ou artistas do contexto nacional e internacional.

 

 

Mais links para aprofundamento do movimento crítico abordado na aula de dia 9, através do visionamento de fragmentos do trabalho de Jérôme Bel:

 

Vídeo: Jérôme Bel, “Le dernier spectacle (une conférence)” (1998);

excertos 1, 2, 3, 4:

https://www.youtube.com/watch?v=OGpsTArU82Y

https://www.youtube.com/watch?v=5iFzmKtJYTk

https://www.youtube.com/watch?v=QPZO6whbCuI

https://www.youtube.com/watch?v=DzEVZYhtpoM

 

Website de Jérôme Bel: http://www.jeromebel.fr

 

Bibliografia recomendada sobre Jérôme Bel

 

André Lepecki, “Choreography’s ‘slower ontology’: Jérôme Bel’s critique of representation”, in Exhausting Dance: Performance and the politics of movement, New York and London, Routledge, 2006, p. 45-64.