Focos de transição estética - a autonomia do corpo dançante (Merce Cunningham)

2 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Recapitulação da aula anterior em torno dos diferentes conceitos sobre o corpo no ballet clássico (corpo-objecto) e na dança moderna (corpo-sujeito). As rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham e John Cage. Introdução da noção de corpo-abstracto. Visionamento de um fragmento de Septet, por Merce Cunningham (1964), e discussão posterior. Combinação para assistir ao espectáculo Fica no Singelo, de Clara Andermatt (02/10/2015), para reflexão colectiva na próxima aula.

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

-Septet [excerpt], Merce Cunningham;

 

Leituras recomendadas:

- José Gil (2001). As séries de Cunningham, in Movimento Total: o corpo e a dança (Gil, José), pp.31-56, Lisboa: Relógio D’Água Editores. [disponível na reprografia azul - Colibri]

- Sally Banes (1987). Terpsichore in Sneakers: Post-Modern Dance. Wesleyan publishing.