Focos de transição estética - Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin

7 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Reflexão em grupo sobre o espectáculo Fica no singelo, de Clara Andermatt: tensões e potencialidades estéticas inerentes ao confronto entre a dança tradicional e a contemporânea; legados culturais e memórias colectivas como formas de agenciamento do corpo. Visionamento de uma entrevista a Merce Cunningham e John Cage (1981). A influência das “operações aleatórias” como método de construção estética. A evolução e o trabalho de composição da fase mais recente da carreira de Merce Cunningham. Introdução aos princípios de investigação coreográfica de Anna Halprin e sua influência no surgimento da chamada dança pós-moderna. Visionamento do vídeo Dancing my cancer, de Anna Halprin (1975).

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

-Chance conversations: an interview with Merce Cunningham & John Cage, Walker Art Centre, 1981;

- Beach Birds [excerpt], de Merce Cunningham;

- Scenario [excerpt], de Merce Cunningham;

- Dancing my cancer, de Anna Halprin (1975).

 

 

Leituras recomendadas:

- Fica no singelo, folha de sala apresentada no Teatro São Luiz, Outubro 2015 [a disponibilizar na reprografia azul – Colibri];

- www.annahalprin.org