Focos de transição estética - Merce Cunningham (cont.) e Anna Halprin
7 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
Reflexão em grupo sobre o
espectáculo Fica no singelo, de Clara
Andermatt: tensões e potencialidades estéticas inerentes ao confronto entre a
dança tradicional e a contemporânea; legados culturais e memórias colectivas
como formas de agenciamento do corpo. Visionamento de uma entrevista a Merce
Cunningham e John Cage (1981). A influência das “operações aleatórias” como
método de construção estética. A evolução e o trabalho de composição da fase
mais recente da carreira de Merce Cunningham. Introdução aos princípios de
investigação coreográfica de Anna Halprin e sua influência no surgimento da
chamada dança pós-moderna. Visionamento do vídeo Dancing my cancer, de Anna Halprin
(1975).
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
-Chance conversations: an interview with Merce Cunningham & John Cage, Walker Art Centre, 1981;
- Beach Birds [excerpt], de Merce Cunningham;
- Scenario [excerpt], de Merce Cunningham;
- Dancing my cancer, de Anna Halprin (1975).
Leituras recomendadas:
- Fica no singelo, folha de sala apresentada no Teatro São Luiz, Outubro 2015 [a disponibilizar na reprografia azul – Colibri];
- www.annahalprin.org