Influências transcontinentais: o Butô.

23 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes


Discussão colectiva sobre a entrevista de Akira Kasai (pré-leitura recomendada para esta aula): o corpo do artista como base de construção estética e ética; a imagem (e a palavra) como factor de restrição da corporalidade; a implicação corporal dos espectadores; o potencial artístico do “corpo em crise”; características do público contemporâneo. Contexto histórico e origens do Butô: a influência da dança moderna e a “rebelião dos corpos”. Características principais e artistas de referência: Tatsumi Hijikata, Kazuo Ôno e Akira Kasai (visionamento de vídeos). A “autenticidade” do autor-intérprete e a busca pela materialidade do corpo.

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Anma [The Masseur], por Tatsumi Hijikata (1963);

- Dance of Darkness: a documentary on Butoh [Part I], por Edin Velez (1989);

- Buto Dance at Battersea: Power Station, por Sankai Juku (sem data);

- Kyoto Experiment 2011: Akira Kasai.

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Akira Kasai (1996). “Interview Akira Kasai: Dance closely Related to matter”, Nikutaemo, n.2 Summer, 1996, pp.18-39;

- António Pinto Ribeiro (1994). A dança das trevas, in: Dança temporariamente contemporânea (Ribeiro, A.P.), Passagens: Vega, pp.58-63.