Origens da dança pós-moderna: Judson Dance Theatre

9 Outubro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

O contributo de Anna Halprin para a valorização da dimensão sociocultural da dança: poder curativo, educação, sentido comunitário (visionamento de um pequeno documentário). Contexto histórico que enquadrou o surgimento do Judson Dance Theatre e suas principais rupturas estéticas. Visionamento de várias performances (fragmentos) de alguns dos artistas que fizeram parte deste movimento. O manifesto do “Não”, por Yvonne Rainer: estética de negação da dança. O corpo enquanto terreno da experiência (fenomenológico) e sua força de agenciamento político.

 

 

Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:

- Documentário Anna Halprin [sem título];

- Man walking down the side of a building, por Trisha Brown (1970);

- Leaning Duets, por Trisha Brown (1970);

- Satisfying Lover, por Steve Paxton (1967);

- Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973), realizado por Babette Mangolte;

 

 

Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:

- Sally Banes (1981). “Democracy’s Body: Judson Dance Theatre”, Performing Arts Journal, vol.5, No. 2, American Theatre: Fission/Fusion, pp.98-107;

- António Damásio (2010). O corpo em mente, in: O livro da consciência: a construção do cérebro consciente, Temas e Debates: Círculo de Leitores, pp. 119-139.