Origens da dança pós-moderna: Judson Dance Theatre
9 Outubro 2015, 16:00 • Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes
O contributo de Anna
Halprin para a valorização da dimensão sociocultural da dança: poder curativo,
educação, sentido comunitário (visionamento de um pequeno documentário).
Contexto histórico que enquadrou o surgimento do Judson Dance Theatre e suas
principais rupturas estéticas. Visionamento de várias performances (fragmentos) de alguns dos artistas que fizeram parte
deste movimento. O manifesto do “Não”, por Yvonne Rainer:
estética de negação da dança. O corpo enquanto terreno da experiência
(fenomenológico) e sua força de agenciamento político.
Vídeos [disponíveis gratuitamente na Internet]:
- Documentário Anna Halprin [sem título];
- Man walking down the side of a building, por Trisha Brown (1970);
- Leaning Duets, por Trisha Brown (1970);
- Satisfying Lover, por Steve Paxton (1967);
- Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973), realizado por Babette Mangolte;
Leituras recomendadas [disponíveis na reprografia azul – Colibri]:
- Sally Banes (1981). “Democracy’s Body: Judson Dance Theatre”, Performing Arts Journal, vol.5, No. 2, American Theatre: Fission/Fusion, pp.98-107;
- António Damásio (2010). O corpo em mente, in: O livro da consciência: a construção do cérebro consciente, Temas e Debates: Círculo de Leitores, pp. 119-139.