A dança pós-moderna: desconstrução a partir do corpo quotidiano

20 Março 2017, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Balanço das rupturas estéticas levadas a cabo por Merce Cunningham, Anna Halprin e James Waring. Origens do Judson Dance Theatre Group - precursor da dança pós-moderna: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis). Visualização de excerto de Leaning Duets (1970), de Trisha Brown. Exercício prático relacionado com o vídeo.