Sumários

História, memória e esquecimento na Espanha contemporânea

9 Fevereiro 2023, 15:30 Ângela Fernandes

Ainda as questões a propósito das teorizações da Memória, e as noções de memória histórica e identidade colectiva. As diversas etapas da construção da memória histórica na Espanha contemporânea: as políticas de esquecimento e amnistia ao longo do século XX, e os esforços de recuperação da memória; as iniciativas da sociedade civil, a legislação oficial e as representações artísticas.

Introdução ao estudo do filme La Reina de España (2016), de Fernando Trueba: o desdobramento dos planos temporais e o cinema dentro do cinema.


¡Ay, Carmela! e as questões da memória histórica

6 Fevereiro 2023, 15:30 Ângela Fernandes

Conclusão do estudo do drama ¡Ay, Carmela! com a análise do epílogo: o retrato do pós-guerra e a conformação à nova ordem social e política após a vitória nacionalista; a resistência e o desígnio de “hacer memoria”, no contexto da escrita e encenação da peça em 1987.

Breve referência aos Estudos de Memória e às distinções conceptuais entre História e Memória; comentário dos ensaios disponibilizados de Helen Graham (2006) e Paul Preston (2007) a propósito dos olhares contemporâneos sobre a Guerra Civil e o Franquismo, e a relevância dos fenómenos artísticos construtores de memória colectiva.


Arte e política em ¡Ay, Carmela!

2 Fevereiro 2023, 15:30 Ângela Fernandes

Continuação do estudo de ¡Ay, Carmela!, de Sanchis Siniserra: o debate sobre as relações entre criação artística e propaganda política, e a questão da intervenção cívica dos artistas; o teatro dentro do teatro e a  importância dos referentes musicais nesta obra. Audição e comentário de “El ejército del Ebro”, versão republicana da canção popular “¡Ay, Carmela!”.

 


O drama ¡Ay, Carmela !, de José Sanchis Sinisterra

30 Janeiro 2023, 15:30 Ângela Fernandes

O teatro espanhol no final do século XX, e a evocação histórica e meta-teatral no drama ¡Ay, Carmela! Elegía de una guerra civil en dos actos y un epílogo, de José Sanchis Sinisterra (1987). Análise e comentário de aspectos centrais do drama: a identificação de um espaço e um tempo verídicos, e as referências concretas ao desenrolar da Guerra Civil; o cruzamento entre realidade e ficção plasmado na estrutura dramática, com a oscilação entre planos temporais e a incorporação do fantástico.

 


A Espanha do século XX

26 Janeiro 2023, 15:30 Ângela Fernandes

A ideia de “cultura espanhola contemporânea”: discussão e propostas de delimitação do universo de estudo.

As principais etapas da história política, social e cultural da Espanha do século XX: a Segunda República, a Guerra Civil, o Franquismo e a Transição. Visionamento e comentário de imagens relevantes.