Cultura e Globalização / Globalization and Culture

1º ciclo / 1st cycle


Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Catarina Isabel Sousa Gaspar (4 horas semanais)

  

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os meandros da origem do conceito de globalização;

Compreender a problemática deste conceito e suas diversas abordagens; 

Compreender o âmbito e o alcance deste conceito no Mundo de hoje;

Perceber as características da globalização nas sociedades periféricas;

Perceber os paradoxos da globalização e sua aplicação no campo do estudo da cultura; 

Analisar, de forma desapaixonada, as relações de hegemonia cultural prevalecentes no Mundo;

Adquirir competências reflexivas e analíticas que permitam a descodificação de fenómenos de contactos e dominação culturais.

 

Learning outcomes of the curricular unit

Know the intricacies of the origin of the concept of globalization;

Understanding the issues of this concept and its different approaches;

Understand the scope and reach of this concept in the world today;

Understand the characteristics of globalization in peripheral societies;

Realize the paradoxes of globalization and its application in the field of the study of culture;

To analyse, dispassionately, relations prevailing cultural hegemony in the world;

Acquire reflective and analytical skills to enable decoding of phenomena of contacts and cultural domination.

 

Conteúdos programáticos

1. Globalização: origens e conceituação; suas expectativas e seus efeitos.

2. Os processos da globalização. As dimensões económica, política e social; 

3. Os “rostos” da globalização: as instituições do “mundo global”;

4. O mundo global e seus paradoxos: a globalização hegemónica e contra-hegemónica.

5. Globalização e Cultura – alguns autores e teorização do conceito.

6. O conceito de hegemonia cultural. O binómio cultura local/cultura global. 

7. As identidades e as culturas – práticas culturais e identitárias. 

8. O espaço: globalização e desterritorialização.

9. Globalização cultural. A cultura-mundo.

10. A comunicação mediada e a experiência cultural: e-culture: o ecrã e a difusão de imagens e de informação no sistema virtual e global.

 

Syllabus

1. Globalization: origins and conceptualization; its expectations and its effects.

2. Globalization and Culture: authors and theory.

3. Globalization Processes. The economic, political and social dimensions. 

4. The "faces" of globalization: the institutions of "global world".

5. The global world and its paradoxes: the hegemonic and counter-hegemonic globalization.

6. The concept of cultural hegemony. The binomial local culture / global culture.

7. Identities and Cultures: cultural and identity practices. 

8. Space: Globalization and deterritorialization.

9. Cultural globalization: The World-culture.

10. The e-culture effect: the screen and worldwide spread of images and information in virtual and global system.

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas articulam a exposição teórica com o debate de tópicos, temas e discussão de documentos, que são indicados de uma aula para a outra. Pretende-se com esta metodologia envolver os alunos na sua aprendizagem, permitindo-lhes que construam um percurso autónomo de leitura das obras indicadas na bibliografia, diretamente relacionado com outros documentos sobre os tópicos programáticos. O debate e a reflexão são muito importantes na metodologia de ensino, uma vez que são geradores de interesse e motivação dos alunos. Tem sido utilizada de forma muito positiva a plataforma Moodle, permitindo uma fácil interação entre docente e alunos, bem como uma ágil partilha de documentos, informações e tarefas. 

A avaliação é feita de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Avaliação, em vigor na FLUL, e incluirá os seguintes elementos de avaliação: avaliação contínua nas aulas (20%), uma prova de avaliação escrita (40%) e um trabalho escrito final (40%).

 

Teaching methodologies (including evaluation)

Classes articulate the theoretical explanation with the discussion of topics, themes and documents, which are indicated in a previous session. The aim of this methodology is to involve students in their own learning, enabling them, with some autonomy, to build a reading path of items listed in the bibliography. Debate and critical thinking are very important for the teaching methodology of this subject, since they generate interest and motivation on the students. The Moodle (e-learning) platform has been used very positively, allowing easy interaction between teacher and students, fast sharing of documents, information and tasks.

Furthermore, the assessment is made in accordance with what is established by the General Assessment Regulation in FLUL, and includes: assessment in class (20%), one written examination (40%), and one final essay (40%).

 

Bibliografia

Appadurai, A. (2004). Dimensões Culturais da Globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema.

Appadurai, A. (2013). The future a cultural fact: essays on the global condition. London: Verso Books. 

Beck, U. (1999). O que é a globalização? São Paulo: Paz e Terra.

Giddens, A. (2002). O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Presença.

Lechner, F. J., Boli, J. (2008). The Globalization Reader. Oxford: Blackwell Publishing.

Ortiz, R. (2006). Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense.  

Pieterse, J. N. (2009). Globalization & Culture. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers.

Santos, B. (2001). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Porto: Afrontamento.

Sparke, M. (2013). Introducing Globalization. Ties, Tensions, and Uneven Integration. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.

Stiglitz, J. E. (2007). Tornar eficaz a globalização. Lisboa: Edições Asa.

Wolton, D. (2004). A Outra Globalização. Miraflores: Difel.


Bibliografia complementar será indicada na plataforma Moodle.