Sumários

Entrega e correcção dos exercícios escritos. A reinvenção literária: Argonáutica, Apolónio de Rodes

2 Dezembro 2019, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Entrega e correcção dos exercícios escritos. Algumas recomendações para futuros exercícios escritos. 


Conclusão do ponto IV do programa: Aristarco e a edição do texto homérico; Apolónio de Rodes e a sua obra Contra Zenódoto. 

Apolónio e a reinvenção literária: a Argonáutica. Breve apresentação do poema: a viagem e os heróis.


O surgimento da crítica textual

28 Novembro 2019, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

O surgimento da crítica textual: os primeiros sinais de notação crítica nas ἐκδόσεις de Zenódoto, Aristófanes de Bizâncio e Aristarco da Samotrácia. A abordagem dos Poemas Homéricos: a divisão em 24 cantos; a proposta da supressão do último livro da Odisseia e dos versos 297 e seguintes do canto XXIII; o proémio da Ilíada (versos atetizados e a lição δαῖτα em vez de πᾶσι em Il. 1.5).


O estudo dos textos antigos na Alexandria ptolemaica

25 Novembro 2019, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

O Egipto ptolemaico e o desenvolvimento da ciência. O Mouseion. Passagem de um breve documentário sobre o Egipto prolemaico. O interesse pelo estudo da literatura: composição de glossários, o surgimento da primeira história da literatura (Πίνακες. de Calímaco). O estudo da língua: Aristófanes de Bizâncio e a acentuação. A literatura no período helenísκριτικόςtico: poeta e κριτικός ao mesmo tempo.


A fertilidade: substâncias, tratamentos: mito e ciência

21 Novembro 2019, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As substâncias recomendadas nos tratados do corpus hipocrático de temática ginecológica. Discussão do seu uso. Leitura de excertos. Os procedimentos para o uso das referidas substâncias: algumas questões linguísticas. 

Crenças e superstições que perduram ainda nos nossos dias. Procedimentos e explicações cientificamente errados e outros próximos da verdade científica. Descrições e manobras rigorosamente correctas. Leitura de excertos.


A literatura e o corpus hipocrático

18 Novembro 2019, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A discussão do papel da mulher na sociedade grega do séc. V aC a partir da leitura e interpretação da peça Medeia, de Eurípides. Leitura de excertos traduzidos pela docente. Comparação do vocabulário usado com o que se encontra nos tratados do corpus hipocrático, de temática ginecológica. O feminino e o masculino: características distintivas.