Sumários

A época arcaica

30 Setembro 2023, 10:00 Nereida Villagra


As fontes da cultura grega: a epigrafia, os vasos e a arqueologia. vd. ppt "As fontes"no E-learning. 


O espírito agonístico da cultura grega. 
Os jogos atléticos: os jogos pan-helénicos e os jogos locais. Principais características valor cultural.
O simpósio: instituição cívico-religiosa, educativa e festiva. 
Vd. ppt "época arcaica" no E-learning. 

Mundo micénico

20 Setembro 2023, 14:00 Nereida Villagra


A decifração do linear B. 

Características da escrita. 
Contacto com mundo minoico. 
Organização do mundo micénico. 
Vd. ppt "Mundo micénico" no E-learning. 

Introdução

18 Setembro 2023, 14:00 Nereida Villagra


Cronologia do mundo grego. 

Principais características de cada periodo. 
Diversidade política, linguística e geográfica. 
Unidade religiosa e cultural.
A oralidade e a escrita. 

Vd. ppt "introdução" no E-Learning.  

Apresentação

11 Setembro 2023, 14:00 Nereida Villagra


A unidade curricular Cultura Grega tem como objectivo apresentar uma descrição geral sobre a civilização da Grécia antiga, nomeadamente das suas manifestações culturais, literárias e artísticas, contextualizando-as na sua cronologia, geografia e principais eventos históricos. 

Apresentar-se-ão conceitos-chave para a compreensão da cultura e da civilização helénicas, tais como a oralidade, as cidades-estado ou a religião politeísta, e conceitos importantes para a história das ideias, tais como poesia e poeta, excelência e honra, família e cidade, culpa e responsabilidade, democracia e tirania.

Os estudantes deverão desenvolver competências para compreender e explicar os conteúdos básicos, assim como para elaborar um comentário crítico sobre a importância de diversas obras literárias e artísticas gregas, sendo capazes de as colocar no seu contexto de produção, e de refletir sobre a sua recepção e significação para a posteridade. 

A metodologia será teórico-prática: a matéria será apresentada através de aulas teóricas e de exercícios práticos sobre as leituras obrigatórias, que visarão ajudar os estudantes a consolidar e aprofundar os conteúdos apresentados de forma teórica. Os estudantes deverão preparar as leituras obrigatórias previamente à sua discussão em aula. 

A avaliação será composta pelos seguintes pontos:

- Apresentação de exercícios nas aulas e verificação de leituras: 20% (cada aluno terá de fazer no mínimo 2 intervenções na aula)

- Teste parcial de perguntas breves e/ou de resposta direta (conceitos, definições e verificação de leituras: 30%)

- Teste final com uma pergunta de desenvolvimento e um comentário crítico: 50% 

 

Programa da cadeira

 

1. INTRODUÇÃO

A cronologia e a geografia do mundo grego

As fontes para o conhecimento do mundo antigo

Escrita e oralidade

Grécia e o mundo oriental

 

2. A ÉPOCA ARCAICA 

oikos e a cidade 

As cidades-estado e as tiranias

A religião grega e a mitologia

Os funerais, o simpósio e as competições desportivas

 

3. A ÉPICA GREGA

Poesia, oralidade e escrita

Homero: poeta, autoridade e lenda

Os poemas homéricos

A épica didáctica

 

4.  A LÍRICA 

Funções da poesia lírica na Grécia arcaica

Recepção da lírica grega

 

5. A ÉPOCA CLÁSSICA

Atenas: da tirania à democracia

Esparta: da diarquia à oligarquia

Das guerras médicas à guerra do Peloponeso

Atenas: a cidade e a acrópole

 

6. O DRAMA

A tragédia e a comédia áticas

 

7. O SURGIMENTO DA PROSA

A historiografia e a filosofia

O direito e a oratória

 

8. A ÉPOCA HELENÍSTICA E IMPERIAL

Alexandre o Grande e a época helenística

Grécia e Egipto

As Bibliotecas de Alexandria e Pérgamo

Grécia e Roma

 

Lista de leituras obrigatórias: 

Ilíada, cantos 1-3, 6, 9, 16, 24. 

Odisseia, cantos 1, 3, 4, 6, 9, 11, 21-23.

Seleção de poesia lírica 

Eurípides, Bacantes

Aristófanes, Lisístrata

Heródoto, introdução da História

Platão, Apologia de Sócrates

Teócrito, Idílios 11, 15, 17

 

Bibliografia seleccionada:

 

M. Helena Rocha Pereira, Estudos de Cultura CLássica, vol. 1, Cultura Grega (1998), Lisboa: Calouste Gulbenkian.

B. Powell, Homer (2004), Malden: Blackwell.

I. Castiajo, O teatro grego em contexto de representação (2012), Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra 

 

 

Traduções recomendadas para as leituras

Homero, Ilíada. Tradução de Frederico Lourenço (2005)  Lisboa: Livros Cotovia.

Homero, Odisseia. Tradução de Frederico Lourenço (2005), Lisboa: Livros Cotovia.  

Eurípides, Bacantes. Introdução, tradução do grego e notas de Maria Helena da Rocha Pereira (1996), Lisboa : Ed. 70. 

Platão, Apologia de Sócrates. Tradução, introdução e notas de José Trindade Santos (1993), Lisboa : Imprensa Nacional.

 

11/9

Apresentação

13/9

A cronologia e a geografia do mundo grego

As fontes para o conhecimento do mundo antigo

18/9

Escrita e oralidade

Grécia e o mundo oriental

20/9

oikos e a cidade 

As cidades-estado e as tiranias

25/9

A religião grega e a mitologia

Os funerais, o simpósio e as competições desportivas

27/9

Poesia, oralidade e escrita

Homero: poeta, autoridade e lenda

Os poemas homéricos

2/10

Comentário da Ilíada

4/10

Comentário da Ilíada

9/10

Comentário da Odisseia

10/10

Comentário da Odisseia

16/10

A épica didáctica: Hesíodo

18/10

Funções da poesia lírica na Grécia arcaica

Recepção da lírica grega

23/10

Época clássica: Atenas da tirania à democracia, Esparta: da diarquia à oligarquia

Das guerras médicas à guerra do Peloponeso

Atenas: a cidade e a acrópole

25/10

A tragédia e a comédia áticas

30/10

Teste 1 (sobre temas 1-4)

1/11

Feriado

6/11

Comentário das Bacantes

8/11

Comentário das Bacantes

13/11

Comentário da Lisístrata

15/11

A historiografia. Comentário da introdução de Heródoto.

20/11

A filosofia. Comentário da Apologia de Sócrates

22/11

O direito e a oratória

27/11

Alexandre o Grande e a época helenística

Grécia e Egipto. As Bibliotecas de Alexandria e Pérgamo. 

29/11

A cultura helenística: os Idílios de Teócrito.

4/12

Grécia e Roma

6/12

Dúvidas

11/12

Teste 2

13/12

Revisão e eventual segunda volta (alunos com justificação)