Civilização Vale de India e os vários fatores que influenciam a cultura

2 Fevereiro 2021, 12:30 Shiv Kumar Singh

A aula começou com a revisão da aula anterior e alguns dúvidas dos alunos foram esclarecidas. Os alunos já tinham entregado o relatório da semana passada. Em seguida começámos a civilização Vale do Indo, aparecimento do termo 'Indi', 'Hind/Hindu/Hindi'. As relações desta civilização com as outras civilizações com a intenção de entender que o passado de um país e de uma civilização também influenciam a sua cultura e até o pensamento do seu povo. 


Esta civilização é reconhecida como uma das primeiras civilizações a desenvolver um senso de planeamento urbano, continha centros urbanos com infraestrutura, arquitetura e sistemas de governos bem concebidos e organizados, na qual pequenas vilas se foram transformando em grandes cidades que continham milhares de pessoas, a arquitetura destas cidades revela um dos mais antigos exemplos do planeamento citadino. Atualmente as suas principais cidades ficam no atual Paquistão.

 

As causas do fim da civilização do Vale do Indo são várias, estão são atribuídas a mudanças climatéricas, a causas geológicas, (profundas alterações climatéricas e na estrutura dos rios, nomeadamente constantes inundações), a doenças que se espalharam e as invasões e conquistas dos arianos que levaram ao desaparecimento desta civilização.

 

Aprendemos um pouco sobre as religiões indianas que são um conjunto de tradições religiosas que acabam por se correlacionar, mais precisamente o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o siquismo. 


A seguir abordámos o Hinduísmo, diferentemente das outras religiões, não há um fundador e é dessa forma que as divindades podem chegar a ser milhões, sendo assim uma religião politeísta e é também uma religião que apresenta crenças que permitem a incorporação de tradições variadas e de partilhar influências. Tal como no Budismo, a crença da reencarnação também marca esta religião, baseada no karma, a lei moral de causa e efeito. A reencarnação é o ciclo contínuo de renascimento a que estamos submetidos e que apenas termina quando se atinge o Nirvana, o estado total de desprendimento e autoconhecimento. Até atingir este estado a alma pode reencarnar diversas vezes e em diferentes formas, como por exemplo animais.