Sumários

Not Taught.

29 Setembro 2017, 12:00 Ana Daniela Alcobia Coelho da Silva

Aula não leccionada por motivo de doença da docente.


Tema 1: Perfil do cinema inglês em contexto histórico - introdução

27 Setembro 2017, 12:00 Ana Daniela Alcobia Coelho da Silva

Breve introdução à história do cinema: os pioneiros (irmãos Lumière, George Méliès, Robert R. Paul); o "cinema de atracções" (Tom Gunning); a transição para o cinema narrativo


Filmes/excertos visionados:
Sortie de l'usine (Lumière, 1895)
Arrivée d'un train à la Ciotat (Lumière, 1896)
Le voyage dans la Lune (Méliès, 1902)

The Great Train Robbery (Porter, 1903) / A Daring Daylight Burglary (Mottershaw, 1903)

Nota: os dois últimos filmes não foram visionados por falta de condições técnicas/informáticas da sala 8.1. Os alunos foram aconselhados a visionar os referidos filmes em casa.


Apresentação

22 Setembro 2017, 12:00 Ana Daniela Alcobia Coelho da Silva

Informações de carácter geral sobre o funcionamento das aulas; Esclarecimento do programa e dos métodos de avaliação.


Programa/Programme
1.Perfil do cinema inglês em contexto histórico – estudo de caso: Nosferatu

(Murnau, 1922).

2.Da adaptação como género cinematográfico aos novos media – reflexão teórica: Hutcheon (2006/2013); Jenkins (2006).

3. Jane Austen e o género heritage como marca de Englishness – estudo de caso: Emma (McGrath, 1996).

4.Adaptar o conceito de “Englishness” a novas audiências – estudo de caso: Harry Potter (2001-2011).

1.Profile of English Cinema in an historical context – case study: Nosferatu (Murnau, 1922).

2.From adaptation as cinematic genre to new media – theoretical reflection: Hutcheon (2006/2013); Jenkins (2006).

3.Jane Austen and the heritage genre as Englishness – case study: Emma (McGrath, 1996).

4. Adapting the concept of “Englishness” to new audiences – case study: Harry Potter (2001-2011

***

Avaliação / Evaluation

1 exercício escrito, individual e presencial – 40%
1 trabalho em formato audiovisual, em grupo – 40% Participação activa em aula – 10%
assiduidade – 10%

1 written exercise, individual and in class – 40%
1 home assignment, group work, in audiovisual format – 40% Active participation in classwork – 10%
Attendance – 10% 


Not Taught.

20 Setembro 2017, 12:00 Ana Daniela Alcobia Coelho da Silva

Aula não leccionada - docente ausente em conferência