Sumários

Aula 2

20 Setembro 2017, 10:00 Ana Cristina Ferreira Mendes

MÓDULO 1.Enquadramento conceptual e metodológico.

1.1. Cultura, comunicação e “diferença”.  A noção de “white privilege as an invisible package of unearned assets ” (McIntosh, 1989).  Leitura comentado do texto de Riz Ahmed, “Passports and Auditions” (2016).


Comunicação intercultural

19 Setembro 2017, 14:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Modernidade em Geral. Novas visões sobre o espaço. Reconfigurar as geografias que estudamos
A questão do Racismo em Frantz Fanon e em Aimee Cesaire.
A ideia de "raça". As construções sociais. Literatura recomendada: Franz Fanon-Os Condenados da Terra (1961) E Kwame Anthony Apiah, 1997.


Aula 1

18 Setembro 2017, 10:00 Ana Cristina Ferreira Mendes

Objetivos do programa (conhecimentos, aptidões e competências), conteúdos programáticos, metodologia e dinâmica das aulas, e bibliografia;  avaliação da UC [1.º exercício escrito: 30% (18 de outubro; 2.º exercício escrito: 35% (18 de dezembro); assiduidade: 5%; participação oral e apresentação oral/trabalho escrito (com base em investigação sobre um tópico previamente acordado com a docente): 10%+20%].  Horário de atendimento (4.ª feira das 14h às 15h, Centro de Estudos Anglísticos; marcação com antecedência por correio eletrónico).

-NOTA 1: Os estudantes que optarem por trabalho escrito individual (devido ao elevado número de estudantes inscritos na UC, o número de trabalhos escritos será necessariamente limitado) têm obrigatoriamente que elaborar um plano de trabalho e discuti-lo com a docente antes de iniciarem a elaboração do mesmo; os trabalhos escritos têm que ser entregues, por correio eletrónico (anafmendes@campus.ul.pt), até à última aula do semestre, ou seja, até ao dia 20 de dezembro.  A originalidade dos trabalhos escritos será verificada através da ferramenta URKUND. Os trabalhos escritos que não cumpram estas condições (definição prévia do tema, entrega dentro do prazo estipulado e originalidade do conteúdo) não serão avaliados. -NOTA 2:  A frequência da unidade curricular implica a leitura de textos de origem diversa que estão à disposição dos estudantes na Reprografia Vermelha e via Dropbox.