Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo da UC é proporcionar uma base teórica para a abordagem de tópicos centrais dos estudos culturais. Os módulos 1, 2 e 3 focarão os conceitos fundamentais da UC, com base na revisão dos conceitos de cultura e identidade cultural.

Os módulos 4, 5 e 6 focarão o temas da diversidade cultural com especial enfoque no espaço de língua portuguesa, em perspetiva diacrônica e sincrônica. Abordar-se-ão contextos coloniais e pós-coloniais como encontros/desencontros de culturas, bem como modelos e estratégias de construção e gestão da diferença cultural através de tópicos chave e os seus legados nas sociedades pós-coloniais contemporâneas. Serão abordadas as migrações e a afrodescendência no Portugal contemporâneo e na cidade de Lisboa em particular, através da análise de diversos conteúdos (literários, fílmicos, outros medias) com especial enfoque na cidade como espaço de interação e comunicação intercultural.

Programa:

1. Introdução à comunicação intercultural: conceitos de cultura, identidade nacional, identidade cultural, diversidade, multiculturalismo, interculturalidade.

2. Uma abordagem à comunicação intercultural: a representação cultural.

3. Auto-representação e representação do outro, estereótipos, raça e racismo, orientalismo.

4. Comunicação intercultural na literatura e no cinema

5. Identidade e diferença em contextos coloniais e pós-coloniais

6. Cidades pós-coloniais e práticas interculturais


Metodologia de ensino


A metodologia de ensino baseia-se na articulação da
bibliografia teórica selecionada a outros documentos e textos que serão propostos para análise e discussão de aula para aula. Pretende-se com esta metodologia estimular uma aprendizagem autónoma dos conteúdos da UC e envolver os alunos em debates e reflexões sobre os tópicos programáticos

A avaliação é feita de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Avaliação, em vigor na FLUL, e incluirá os seguintes elementos de avaliação: avaliação contínua nas aulas (20%) e duas provas de avaliação escrita (40%+ 40%).

Bibliografia:

A. Mbembe (2014) Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona.

E. Said (1996) Orientalismo.  São Paulo: Editora Schwarz.

G. Rings & S. Rasinger (2020) The Cambridge Handbook of Intercultural Communication. Cambridge: Cambridge University Press

J. N. Martin & T.K. Nakayama (2018) Intercultural Communication in Contexts. New York: McGraw Hill Education

J.P Borges Coelho (2008) Hinyambaan. Lisboa: Caminho.

L. A. Samovar et al. (2015)  Intercultural Communication: A Reader. Boston: Cengage Learning.

S. Hall (2006) A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora.

T. Todorov (2010) O medo dos bárbaros. Petrópolis: Vozes.

 Bibliografia complementar será indicada em aula e disponibilizada em formato digital.