Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo da UC é proporcionar uma base teórica para a abordagem de tópicos centrais dos estudos culturais. Os módulos 1, 2 e 3 focarão os conceitos fundamentais da UC, com base na revisão dos conceitos de cultura e identidade cultural.
Os módulos 4, 5 e 6 focarão o temas da diversidade cultural com especial enfoque no espaço de língua portuguesa, em perspetiva diacrônica e sincrônica. Abordar-se-ão contextos coloniais e pós-coloniais como encontros/desencontros de culturas, bem como modelos e estratégias de construção e gestão da diferença cultural através de tópicos chave e os seus legados nas sociedades pós-coloniais contemporâneas. Serão abordadas as migrações e a afrodescendência no Portugal contemporâneo e na cidade de Lisboa em particular, através da análise de diversos conteúdos (literários, fílmicos, outros medias) com especial enfoque na cidade como espaço de interação e comunicação intercultural.
Programa:
1. Introdução à comunicação intercultural: conceitos de cultura, identidade nacional, identidade cultural, diversidade, multiculturalismo, interculturalidade.
2. Uma abordagem à comunicação intercultural: a representação cultural.
3. Auto-representação e representação do outro, estereótipos, raça e racismo, orientalismo.
4. Comunicação intercultural na literatura e no cinema
5. Identidade e diferença em contextos coloniais e pós-coloniais
6. Cidades pós-coloniais e práticas interculturais
Metodologia de ensino
A metodologia de ensino baseia-se na articulação da bibliografia
teórica selecionada a outros documentos e textos que serão propostos para
análise e discussão de aula para aula. Pretende-se com esta metodologia estimular uma aprendizagem autónoma dos
conteúdos da UC e envolver os alunos em debates e reflexões sobre os tópicos
programáticos
A avaliação é feita de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Avaliação, em vigor na FLUL, e incluirá os seguintes elementos de avaliação: avaliação contínua nas aulas (20%) e duas provas de avaliação escrita (40%+ 40%).
Bibliografia:
A. Mbembe (2014) Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona.
E. Said (1996) Orientalismo. São Paulo: Editora Schwarz.
G. Rings & S. Rasinger (2020) The Cambridge Handbook of Intercultural Communication. Cambridge: Cambridge University Press
J. N. Martin & T.K. Nakayama (2018) Intercultural Communication in Contexts. New York: McGraw Hill Education
J.P Borges Coelho (2008) Hinyambaan. Lisboa: Caminho.
L. A. Samovar et al. (2015) Intercultural Communication: A Reader. Boston: Cengage Learning.
S. Hall (2006) A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora.
T. Todorov (2010) O medo dos bárbaros. Petrópolis: Vozes.
Bibliografia complementar será indicada em aula e disponibilizada em formato digital.