Sumários
Rossellini, Paisà
2 Outubro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
As inovações técnicas de Paisà. O estilo elíptico de Paisà segundo Bazin. Análise do episódio na Sicília: caos, desconfiança e incapacidade de comunicação. Joe e Carmela à janela do castelo. O cenário gótico e os filmes de terror.
Rossellini, Roma, Cidade Aberta
29 Setembro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Estrutura bipartida do filme: a comédia impossível. Dois tipos de humor. A sequência da tortura: Dom Pietro como duplo do espectador. A necessidade de testemunhar e o envolvimento emotivo do publico.
Rossellini, Roma, Cidade Aberta
25 Setembro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
O sistema das personagens: melodrama e maniqueísmo. Alemães vs “povo” italiano. A Resistência organizada e a resistência espontânea. Pina vs Marina. A representação de Roma: geografia e poder. A reapropriação do mito de Roma. As crianças e a sequência final do filme. O humanismo cristão de Rossellini. A representação dos espaços: o prédio popular vs a sede da Gestapo.
Rossellini, Roma, Cidade Aberta
22 Setembro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
A ocupação nazi-fascista de Roma e a Resistência na capital. O sarcasmo do título. Mostrar o que não podia ser mostrado (a representação da atividade dos partigiani, da homossexualidade e da violência). A realização do filme: problemas e soluções. Uma retórica anti-retórica. Acontecimentos e figuras históricas reais. As personagens populares.
Os anos 1945-48 e a cultura italiana
18 Setembro 2025, 12:30 • CARLO ARRIGONI
Política cultural fascista: as multidões e a política como espetáculo (Simonetta Falasca-Zamponi). Literatura e censura. O cinema italiano na época fascista: a comédia dos telefones brancos e o cinema de propaganda. O mito de Roma no cinema: Scipione l’Africano (1937) de Carmine Gallone. Os anos 1945-48: a situação económico-social e politica do imediato pós-guerra.