Sumários

O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (III)

25 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

O Período Heian (794 - 1185) – II. As elites político-culturais de Kyoto e a maturação de uma cultura nacional. O Budismo Jodô (Terra Pura) e o culto ao Buda Amida. A doutrina mappô: influência na arte pictórica. Sociabilidade e harmonia: a arquitectura ‘shinden’ e os jardins japoneses. A pintura yamato e a consolidação de um estilo pictórico japonês: as vertentes secular e religiosa.


O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (II)

23 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

O Período Heian (794 - 1185) – I. A reconfiguração da vivência do Budismo. As escolas Shingon e Tendai. A intensificação da adaptação dos modelos civilizacionais chineses. O Budismo Shingon e o processo de sincretismo com o shintoismo. O impacto das correntes budistas na escultura e arquitectura.


O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (I)

18 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

Cultura no Período Nara (710-781). Confucionismo e centralização burocrática. A génese da historiografia japonesa: Kojiki (712), Nihon Shoki (720). A poesia chinesa como modelo literário: As antologias Kaifusô e Manyôshû.

A vivência do Budismo: sistema de crenças e fenómeno religioso; veículo da civilização chinesa; sistema associado à família imperial e aos ‘uji’ tradicionais.. O tesouro imperial Shôsôin: reflexo de um Japão cosmopolita. Impacto da China Tang e da rota da seda. A edificação do Tôdai-ji, reflexo da centralidade imperial na vivência do Budismo


Do Período Arcaico ao Período Nara (III)

16 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

A cultura funerária ‘kofun’(séc. V) reflexo da unidade política e da vida social de Yamato. A introdução do Budismo: reconfiguração da identidade japonesa a partir da matriz civilizacional chinesa (séc. VI). O Templo de Hôryû-ji: estrutura e arte.


Do Período Arcaico ao Período Nara (II)

11 Outubro 2019, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

O culto shintoísta: práticas rituais. Os festivais e a orgânica do culto público. A mitologia shintoísta: fundação do Japão e legitimação do poder imperial.