Sumários

A cultura contemporânea japonesa (sécs. XIX - XXI) (III)

5 Dezembro 2018, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

Estado imperial, modernização e liberdade individual. Literatura naturalista e o grupo dos ‘estetas’. O Grupo ‘Bétula Branca’: O cosmopolitanismo ocidental como libertador da criação artística e cultural.


A cultura contemporânea japonesa (sécs. XIX - XXI) (II)

30 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

A guerra sino-japonesa (1894-1895). Impacto cultural da vitória sobre a China. Movimentos intelectuais e concepção providencial do Japão na Ásia: Fukuzawa, Shiba Shirô, Setsurei e Nitobe. Dinamismos sociais e teorização política: Marxismo e influência do pensamento político europeu: Rosseau e Disraeli.


A cultura contemporânea japonesa (sécs. XIX - XXI) (I)

28 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

A Restauração Meiji (1868). O Ocidente como paradigma de civilização. Os processos de modernização da sociedade. O impacto ocidental na cultura japonesa: literatura e arte. A reorganização do sistema educativo: formação e implementação de uma visão uniforme do Japão. O édito imperial de 1892 e a implementação da ideologia ‘kokutai’.


A emergência de uma cultura urbana e popular. O Período Edo (sécs. XVII-XIX) (II)

23 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

A Cultura Tokugawa (1603-1868) II. A consolidação de uma cultura urbana e popular. A poesia ‘haiku’ e o surgimento de uma literatura urbana. O teatro ‘kabuki’ como reflexo do mundo citadino. O mundo urbano e o aumento do consumo de bens culturais: a proliferação de diferentes escolas de pintura e o incremento das artes decorativas. Ukyo-e: uma arte pictórica urbana.


O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (IX) / A emergência de uma cultura urbana e popular. O Período Edo (sécs. XVII-XIX) (I)

21 Novembro 2018, 10:00 Pedro Lage Reis Correia

A Cultura Azuchi-Momoyama (1573-1603). Continuidades com o período anterior. A consolidação de uma arquitectura civil: os castelos-palácio. O estímulo às artes decorativas e o enriquecimento dos espaços interiores. O quotidiano urbano na pintura. A Escola Kanô.

A Cultura Tokugawa (1603-1868) I. Confucionismo e a legitimação do shogunato. A historiografia ‘Dai Nihonshi’ (A grande história do Japão) ao serviço do shogunato. O aprofundamento das tradições culturais japonesas: ‘kokugaku’ (aprendizagem nacional). Os estudos ‘rangaku’: o conhecimento científico e artístico ocidental. Ensino e alfabetização: as ‘terakoya’ escolas comunitárias; as ‘hankô’ e a nova formação da elite samurai.