Sumários
A emergência de uma cultura urbana e popular. O Período Edo (sécs. XVII-XIX) (II)
30 Novembro 2017, 12:00 • Pedro Lage Reis Correia
A Cultura Tokugawa (1603-1868) II. A consolidação de uma cultura urbana e popular. A poesia ‘haiku’ e o surgimento de uma literatura urbana. O teatro ‘kabuki’ como reflexo do mundo citadino. O mundo urbano e o aumento do consumo de bens culturais: a proliferação de diferentes escolas de pintura e o incremento das artes decorativas. Ukyo-e: uma arte pictórica urbana.
A emergência de uma cultura urbana e popular. O Período Edo (sécs. XVII-XIX) (I)
28 Novembro 2017, 12:00 • Pedro Lage Reis Correia
A Cultura Tokugawa (1603-1868) I. Confucionismo e a legitimação do shogunato. A historiografia ‘Dai Nihonshi’ (A grande história do Japão) ao serviço do shogunato. O aprofundamento das tradições culturais japonesas: ‘kokugaku’ (aprendizagem nacional). Os estudos ‘rangaku’: o conhecimento científico e artístico ocidental. Ensino e alfabetização: as ‘terakoya’ escolas comunitárias; as ‘hankô’ e a nova formação da elite samurai.
O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (VIII)
23 Novembro 2017, 12:00 • Pedro Lage Reis Correia
A Cultura Muromachi (1336 - 1573) – II: Budismo zen e a procura de harmonia num contexto de instabilidade: Os jardins zen e a reconstrução da natureza como via de meditação. A consolidação de sociabilidades: a cerimónia do chá. A pintura ‘suiboku’ e a criação de um género monocromático japonês. A emergência de uma literatura lúdica: os contos zôshi. Poesia renga: o diálogo poético como modo de sociabilidade.
A Cultura Azuchi-Momoyama (1573-1603). Continuidades com o período anterior. A consolidação de uma arquitectura civil: os castelos-palácio. O estímulo às artes decorativas e o enriquecimento dos espaços interiores. O quotidiano urbano na pintura. A Escola Kanô.
O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (VII)
21 Novembro 2017, 12:00 • Pedro Lage Reis Correia
A Cultura Kamakura (1192 - 1333) – III. Budismo Zen: a centralidade do processo meditativo e o seu enquadramento nas elites militares; as diferentes escolas; o patrocínio do Shogunato Kamakura. Budismo zen como veículo cultural chinês (artístico e literário).
A Cultura Muromachi (1336 - 1573) - I: O Teatro Nô. O ‘sengoku jidai’: as cortes dos daimyo enquanto centros culturais.
O aparecimento de uma cultura erudita nacional (sécs. VIII-XVII) (VI)
16 Novembro 2017, 12:00 • Pedro Lage Reis Correia
A Cultura Kamakura (1192 - 1333) – II. Budismo: dinamismo e popularização num tempo de convulsão; As correntes do Amidismo. Os mestres Hônem e Shinran; O fenómeno do budismo Nichiren: salvação individual e regeneração social; o impacto político. Pintura: raigô e a humanização da representação divina. O sistema ‘Ryôbu Shintô’ e a sincretização com o shintoísmo.