Sumários
Análise do filme "Todo sobre mi madre" (Pedro Almodóvar, 1999).
7 Maio 2018, 10:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Análise do filme Todo sobre mi madre (Pedro Almodóvar, 1999).
O conceito de pós-modernidade aplicado aos filmes de Pedro Almodóvar e relacionado com a ideia de paródia.
Estratégias narrativas utilizadas por Pedro Almodóvar ao longo de Todo sobre mi madre.
Elipses, prolepses e analepses na estrutura da narrativa fílmica.
Diálogo do filme com outras formas de expressão artística e com outros filmes do realizador.
A importância das figuras parentais e da reformulação / reconstrução da família.
A mistura e reformulação dos géneros cinematográficos, em Pedro Almodóvar, tal como mistura e reformula os géneros masculino e feminino nos seus filmes.
Visualização do filme "Todo sobre mi madre" (Pedro Almodóvar, 1999).
2 Maio 2018, 10:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização do filme Todo sobre mi madre (Pedro Almodóvar, 1999).
Algumas pistas para análise visual / escrita.
Análise do filme "American Beauty" (Sam Mendes, 1999).
30 Abril 2018, 10:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Análise do filme American Beauty (Sam Mendes, 1999).
Caracterização das personagens e do modo como estas se inter-relacionam com o mundo envolvente fazendo deste melodrama, também, uma comédia negra sobre a América em particular e, em geral, sobre sociedade ocidental globalizada.
O uso simbólico, metafórico das rosas vermelhas ao longo do filme.
A construção fílmica baseada numa voz- off já inexistente e num universo onde abundam prisões de diversos tipos.
O modo como é trabalhado o tempo na narrativa fílmica de American Beauty.
Visualização do filme "American Beauty" (Sam Mendes, 1999)
23 Abril 2018, 10:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização do filme American Beauty (Sam Mendes, 1999).
Algumas pistas para análise visual / escrita.
Análise do filme "Spider" (David Cronenberg, 2002)
18 Abril 2018, 10:00 • Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Análise do filme Spider (David Cronenberg, 2002).
A ténue fronteira entre o real e a fantasia.
A construção da narrativa fílmica em Spider relacionada com a construção biográfica.
Escrita e loucura: encontros e desencontros.
Memória e prisão ao passado.