Unidade Curricular | Course Unit
Cinema e Literatura
 
Código da Unidade Curricular | Course ID
97342
 
Créditos ECTS | ECTS Credits
6
 
Ciclo de Estudos | Level 
Licenciatura
 
Semestre | Semester
S1
 
Docente(s) | Instructor(s) 
Amândio Reis
 
Língua de ensino | Language of instruction
Português
 
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
A unidade curricular tem como objectivo principal oferecer aos estudantes um percurso sistematizado em torno de algumas correlações entre cinema e literatura. Como tal, espera-se desenvolver: de um modo mais geral, sensibilidade e competência críticas relativamente a possíveis aproximações e contrastes entre o cinema e a literatura, bem como relativamente aos meios de representação que cada uma destas artes mobiliza; e, de um modo mais particular, um conjunto específico de ferramentas de análise e conceitos centrais, explorados no decorrer das aulas a partir das obras em estudo: poesia, montagem, narrativa, “escrita”, adaptação, novelização, entre outros. Os conteúdos programáticos da unidade curricular procurarão também promover a consciência e traçar um retrato da historicidade das diferentes relações entre cinema e literatura, sempre sujeitas a uma problematização crítica, autoral e contextual. Assim, o programa da unidade curricular incidirá sobre alguns núcleos temáticos principais: 1) cinema e literatura: pontos de partida; 2) a poesia do cinema e o cinema da poesia; 3) adaptações e inadaptações; 4) escritores no cinema.
 
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
A avaliação da UC é contínua e valorizará a assiduidade e a preparação autónoma dos estudantes, a leitura dos textos e o visionamento dos filmes em estudo, e a participação oral pertinente, bem como a capacidade de argumentação, questionação e exposição de ideias. Os elementos de avaliação escritos incluem: um teste presencial intercalar; um breve comentário (2-4 páginas) de uma obra à escolha do/da estudante (sujeito a discussão prévia com o docente); e um teste presencial final.

 
Avaliação percentual: 
1) participação pertinente (10%);
2) teste presencial intermédio (35%);
3) comentário de escolha livre (20%)
4) teste presencial ou trabalho final (35%).
 
 
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
CONLEY, Tom (2016). “Falso Movimento: Reflexões sobre escrita e cinema”, in Clara Rowland e Tom Conley, eds. Falso Movimento: Ensaios sobre Escrita e Cinema. Cotovia.
CORRIGAN, Timothy (2015). “Adaptações, refracções e obstruções: As profecias de André Bazin”, in Clara Rowland e José Bértolo, eds. A Escrita do Cinema: Ensaios. Documenta.
ELLIOTT, Kamilla (2004). “Novels, Films, and the Word/Image Wars”, in Robert Stam e Allessandra Raengo, eds. A Companion to Literature and Film. Blackwell.
LEITCH, Thomas (2012). “Adaptation and Intertextuality, or, What isn’t an Adaptation, and What Does it Matter?”, in Deborah Cartmell, ed. A Companion to Literature, Film and Adaptation. Blackwell.
MCFARLANE, Brian (2007). “Reading Literature and Film”, in Deborah Cartmell e Imelda Whelehan, The Cambridge Companion to Literature on Screen. Cambridge U.P.

Requisitos | Prerequisites