Sumários

Visualização do filme "Todo sobre mi madre" (Pedro Almodóvar, 1999)

27 Abril 2017, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme Todo sobre mi madre (Pedro Almodóvar, 1999). 

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


Análise do filme "American Beauty" (Sam Mendes, 1999)

20 Abril 2017, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme American Beauty (Sam Mendes, 1999).

Caracterização das personagens e do modo como estas se inter-relacionam com o mundo envolvente fazendo deste melodrama, também, uma comédia negra sobre a América em particular e, em geral, sobre a sociedade ocidental globalizada.

O uso simbólico, metafórico das rosas vermelhas ao longo do filme.

A construção fílmica baseada numa voz- off já inexistente e num universo onde abundam prisões de diversos tipos.

O modo como é trabalhado o tempo na narrativa fílmica de American Beauty.


Pausa Lectiva - Férias da Páscoa

13 Abril 2017, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Pausa Lectiva - Férias da Páscoa


Visualização do filme "American Beauty" (Sam Mendes, 1999)

11 Abril 2017, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Visualização do filme American Beauty (Sam Mendes, 1999). 

Algumas pistas para análise visual / escrita. 


Análise do filme "A hora do lobo" (Ingmar Bergman, 1968)

6 Abril 2017, 12:00 Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais

Análise do filme A hora do lobo (Ingmar Bergman, 1968).

Contextualização do filme: recepção do mesmo na época em que foi realizado e no contexto da obra fílmica de Ingmar Bergman.

Rima visual de A hora do lobo com filmes anteriores e posteriores do realizador sueco.

Reflexão sobre os dois protagonistas do filme. Relações de distância e aproximação com o poema de Luís de Camões: “Transforma-se o amador na cousa amada.”

O sentido metafórico dos bastidores e a narração de traumas em sequências fílmicas.

Evolução da figura monstruosa e fantástica em Ingmar Bergman, através da análise dos “canibais” de A hora do lobo.

A relação do autor / realizador com o protagonista.