Sumários
A definição de Idade Média.
1 Outubro 2015, 12:00 • Angélica Varandas
Estudo de "O que a Idade Média Não É", introdução de Umberto Eco à obra Idade Média: Bárbaros, Cristãos e Muçulmanos.
Conclusão do sumário anterior.
29 Setembro 2015, 12:00 • Angélica Varandas
Conclusão do sumário anterior.
O que é a "Idade Média".
24 Setembro 2015, 12:00 • Angélica Varandas
Idade Média: de 476 a 1453. Contextualização: a queda do Império Romano do Ocidente e a queda do Império Romano do Oriente.
O termo “Idade Média”. O termo "Idade das Trevas".
A Idade Média e o séc. XIX: a importância do século XIX e do medievalismo na recuperação do passado medieval.Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do semestre.
22 Setembro 2015, 12:00 • Angélica Varandas
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. Organização do semestre.Foi dada aos alunos a planificação das aulas e discutida a respectiva avaliação.
Sessão |
Data |
Sumários das Sessões |
1 |
22/09 |
Apresentação das linhas programáticas e dos elementos bibliográficos. |
2 |
24/09 |
Idade Média: de 476 a 1453. O termo “Idade Média”. A Idade Média e o séc. XIX. |
3 |
29/09 |
As Heranças. O Império Romano e o Advento do Cristianismo. |
4 |
01/10 |
A Cultura Monástica. Os Primeiros Padres da Igreja e o neoplatonismo. |
5 |
06/10 |
Características do neoplatonismo na Idade Média. |
6 |
08/10 |
Uma cultura de manuscrito: produção e características dos manuscritos medievais. |
7 |
13/10 |
O Livro na Idade Média. O Livro dos Livros e o Livro da Natureza. O Verbo e a relação entre a oralidade e a escrita na Cultura Medieval. A auralidade. |
8 |
15/10 |
O cristianismo celta e o Livro de Kells. |
9 |
20/10 |
A Arte da Memória. |
10 |
22/10 |
A Arte da Iluminura. A relação entre o texto e a imagem. |
11 |
27/10 |
O simbolismo animal e os bestiários medievais. |
12 |
29/10 |
As invasões bárbaras. O caso inglês: a cultura anglo-saxónica. |
13 |
03/11 |
A literatura anglo-saxónica: a poesia elegíaca. |
14 |
05/11 |
A literatura anglo-saxónica: Beowulf. |
15 |
10/11 |
As invasões Víquingues. A invasão normanda de Inglaterra e a Batalha de Hastings. O reinado de William I. |
16 |
12 /11 |
O Feudalismo e a Organização da Sociedade. O reinado dos reis normandos. |
|
17/11 |
Não há aula |
17 |
19/11 |
PRIMEIRO TESTE PRESENCIAL ESCRITO. |
18 |
24/11 |
A Era da 1ª Renascença: sécs. XII e XIII. Da fase monástica à fase escolástica. A Formação das Universidades. |
19 |
26/11 |
A Era das Catedrais: do Românico ao Gótico, a catedral e o simbolismo cristão. |
20 |
01/12 |
O Amor Cortês e as Artes: da Lírica ao Romance de Cavalaria. O reinado dos reis angevinos. |
21 |
03/12 |
A figura de Artur e o romance arturiano. A herança celta. |
22 |
08/12 |
O reinado dos reis Plantagenetas. A reacção contra os franceses. A Guerra dos Cem Anos. |
23 |
10/12 |
Sec. XIV: o século calamitoso. A Peste Negra, as danças macabras e o triunfo da morte. O conceito de macabro. |
24 |
15/12 |
Do mundo medieval ao mundo moderno: sécs. XIV e XV. Os ideais aristotélicos e a filosofia nominalista. |
25 |
17/12 |
Uma Poética da Autoria: os Grandes Autores. Chaucer e os Canterbury Tales. |
SEGUNDO TESTE PRESENCIAL ESCRITO: Dia 7 de Janeiro de 2016
AVALIAÇÃO:
2 elementos mínimos de avaliação: 2 testes presenciais escritos (45% cada um).
Participação nas aulas: 10 %.
Horário de Atendimento:
5ºas feiras das 16h às 17h.
Obs: Os alunos têm à sua disposição um caderno de material de apoio.