Eliminar a diferença –brux@s; homossexuais e travestis; hereges; infiéis.

29 Novembro 2019, 14:00 Rodrigo Furtado

1.     O diabolos (o que separa).

2.1   Satanás, Lúcifer, Diabo, Demónio. O mito hebraico do anjo caído.

2.2   Os poderes do diabo. Por que é grave a separação de Deus? Mancha e poluição.

 

2.     Os hereges.

3.1   Uma definição equívoca.

3.2   Por que temos de perseguir os hereges?

3.3   As perseguições no Norte de África (s. IV-V): Donatistas e Pelagianistas.

3.4   A longa convivência entre Ortodoxos e Arianistas (s. IV-VI).

3.5   Penas: excomunhão; proibição de ensinar; confisco de bens; privação de liberdade; morte: o caso de Prisciliano (385).

3.6   De novo: a tentativa carolíngia de estabelecer a ordem.

3.7  Falta de clareza na resposta: a quem cabe punir?

3.8   As novas heresias dos séculos XII-XIII.

3.9   A resposta centralizada:

3.9.1        Problema: uso não coordenado nem compreensivo da violência; impedir abusos e injustiças. E.g. a excomunhão por Gregório VII de cristãos que tinham matado um herege em Cambrai (1076)

3.9.2        Objectivo único: combate à heresia;

3.9.3        A inquisição episcopal: a bula ad abolendam de Lúcio III (1084).

3.9.4        A inquisição papal: Gregório IX (1231) – a tentativa de centralização.

 

3.     Bruxas e feiticeiras.

4.1   A relação com as culturas pagã e, por isso, as proibições eclesiásticas.

4.2   Feitiçaria = superstição desde a Antiguidade. Amuletos. Objectos com poderes mágicos.

4.3   Tipos:


4.3.1        Poderes diabólicos;

4.3.2        Pacto com Satanás;

4.3.3        Rituais satânicos;

4.3.4        O voo das bruxas;

4.3.5        Rituais noturnos: orgias, canibalismo, assassínio, infanticídio.


4.1   Santo Agostinho = bruxaria identifica-se com paganismo em termos de crenças e rituais;  logo é heresia.

4.2   Penas: 5-10 anos de excomunhão; multas; prisão; muito raramente morte (e.g. se o feitiço tivesse sido mortal);

4.1   Pena de morte torna-se mais comum com Carlos Magno e Luís o Piedoso.

4.2   Caça às bruxas: a partir do século XIII; especialmente no séc. XV.

 

4.     As prostitutas.

5.1   A profissão mais antiga do mundo? A constante condenação social.

5.2   A condenação ambígua cristã da prostituição: o parecer de Santo Agostinho.

5.3   O papel social da prostituição numa sociedade patriarcal, clericalizada e militarizada.

5.4   Formas de legalização: fora das cidades; as ruas de prostituição (portos e quartéis); os bordéis.

 

5.     O sexo.

6.1   A condenação do sexo fora da procriação; a condenação do prazer corpóreo: Antiguidade tardia; cristãos. A condenação da masturbação e dos sexos oral e anal;

6.2   O controlo da vida: a sacramentalização do matrimónio (s. XII) e da confissão (1215).

 

6.     Os homossexuais.

7.1   Contra natura; a busca pecaminosa do prazer; a sodomia e o castigo divino.

7.2   Tipos: a condenação social do homem passivo; os bordéis masculinos de Paris, Chartres, Sens e Orleães; o bairro do Rialto em Veneza; a prostituição de travestis em França, Itália e Inglaterra.

7.3   Irmandade/Homossexualidade: o amor literário: Santo Anselmo, Baudri de Bordueil, Marbod de Rennes, Aired de Rielvaux?

7.4   Irmandade/Homossexualidade: a ‘camaradagem de armas’ de Ricardo Coração de Leão; nobreza do norte da França e Flandres; as cidades italianas do século XV.

7.5   Condenação:

7.5.1        Até ao século XIII: pouco sistemática. E.g. máximo de um ano de excomunhão para homens e seis meses para mulheres;

7.5.2        A partir do século XIII: confisco de bens; castração; desmembramento; morte.

7.     O judeu.

2.1   A responsabilidade pela morte de Cristo; a rivalidade doutrinária e pela Escritura;

2.2   A ambiguidade da reacção: entre perseguições, escravaturas; conversões forçadas e tolerâncias. Os bodes expiatórios.

2.3   As judiarias; as diferenciações do século XIII: chapéu, braçadeira, estrela.

2.4   As ocupações: o comércio; a medicina. Porquê? A proibição de empregar cristãos;

2.5   Acusações: rituais demoníacos, catástrofes naturais, peste.

2.6   As expulsões/conversões forçadas: França (1182; 1242; 1306; 1349); Inglaterra (1290)

 

8.     Os muçulmanos.

3.1   Do desconhecimento à rejeição: a demonização de Maomé e a promessa de superação.

3.2   As populações de fronteira e a ambiguidade nas relações: Hispânia e Sicília.

3.3   Muçulmanos e a cultura europeia: o aristotelismo; ciências (astronomia, matemática, aritmética, física, química, medicina, música).

3.4   As mourarias depois da conquista.

3.5   Os moçárabes: características.

 

9.     Lutar por uma sociedade cristã