Iluminismo e Conhecimento

23 Outubro 2018, 10:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

A afirmação do conhecimento científico. Os antecedentes: Copérnico e Galileu como referentes da rejeição do geocentrismo e a adopção do heliocentrismo. A importância dos Descobrimentos na perspectivação de um mundo maior e das várias espécies animais, vegetais e minerais  nele  existentes.
A viragem do método escolástico do ensino/aprendizagem (vigente na Idade Média e prolongando-se até ao Renascimento) pelo experimentalismo, pela ênfase na observação e no rigor do cálculo matemático.
O papel fundamental do contributo de Isaac Newton no domínio da física. A passagem de processos envolvendo poderes transcendentes - a magia - para a centralidade na capacidade racional e perceptiva do ser humano; exemplo: a passagem da alquimia para a química.
A passagem de uma cosmovisão organicista para uma perspectiva mecanicista, quantificável, do mundo.
Os contributos de Fancis Bacon mediante a difusão do método experimental. Referência ao ensaio The Advancement of Learning e à utopia, New Atlantis. A importância do Discurso do Método de R. Descartes pela afirmação da capacidade racional humana no acto cognitivo.