Sumários
Renascimento e Iluminismo
8 Outubro 2020, 15:30 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Continuação da abordagem do ensaio de C.S. Lewis, "New Learning, New Ignorance": <s perspectivas de ruptura e continuidade com o passado. A vertente linguística e filológica (língua, literatura e cultura grega e latina) como base do novo paradigma.
Debate sobr3 conceitos chave
2 Outubro 2020, 14:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Renascimento, Iluminismo e Modernidade enquanto conceitos fundamentais. As balizas cronológica em confronto com perspectivas relativas a factores culturais e históricos.O Renascimento ou os Renascimentos europeus. A revisitação da cultura clássica - o humanismo. A ênfase na vertente estética - o
Quattrocento italiano, literária, geográfica - os Descobrimentos, os saberes e a mundividência.
A visão de C. S. Lewis, "New Learning, New Ignorance".
debate sobre conceitos chave
2 Outubro 2020, 12:30 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Renascimento, Iluminismo e Modernidade enquanto conceitos fundamentais. As balizas cronológica em confronto com perspectivas relativas a factores culturais e históricos.O Renascimento ou os Renascimentos europeus. A revisitação da cultura clássica - o humanismo. A ênfase na vertente estética - o
Quattrocento italiano, literária, geográfica - os Descobrimentos, os saberes e a mundividência.
A visão de C. S. Lewis, "New Learning, New Ignorance".
Apresentação
1 Outubro 2020, 15:30 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Apresentação das linhas programáticas e bibliográficas a adoptar ao longo do semestre na Unidade Curricular.
- dois testes escritos - 30% cada;- apresentação oral (de um texto ou tópico, assinalando 5 aspectos fundamentais) - 25%;- participação regular - 15%.