Sumários

Renascimento e Iluminismo

8 Outubro 2020, 15:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Continuação da abordagem do ensaio de C.S. Lewis, "New Learning, New Ignorance": <s perspectivas de ruptura e continuidade com o passado. A vertente linguística e filológica (língua, literatura e cultura grega e latina) como base do novo paradigma.

A questão religiosa - o Cisma da Igreja Cristã. A análise linguística do texto bíblico e o debate teológico. A crítica de Lutero às práticas desenvolvidas pelo clero e pela comunidade laica; a sua proposta teológica e eclesiástica. A análise e a doutrina de Calvino e o impacte nas sociedades de então.
Os saberes e a busca pelo caminho para o verdadeiro conhecimento.

A ciência como factor cultural preponderante no Iluminismo. O desenvolvimento de várias áreas científicas específicas, com especial relevo a astronomia e a física. A Revolução científica como momento a assinalar o surgimento do paradigma iluminista. 
A relação entre o saber e poder.
Abordagem do ensaio de Kant, "Was ist Aufklärung" ["What is Enlightenment"].


Debate sobr3 conceitos chave

2 Outubro 2020, 14:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Renascimento, Iluminismo e Modernidade enquanto conceitos fundamentais. As balizas cronológica em confronto com perspectivas relativas a factores culturais e históricos.O Renascimento ou os Renascimentos europeus. A revisitação da cultura clássica - o humanismo. A ênfase na vertente estética - o  Quattrocento italiano, literária, geográfica - os Descobrimentos, os saberes e a mundividência. 
A visão de C. S. Lewis, "New Learning, New Ignorance".


debate sobre conceitos chave

2 Outubro 2020, 12:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Renascimento, Iluminismo e Modernidade enquanto conceitos fundamentais. As balizas cronológica em confronto com perspectivas relativas a factores culturais e históricos.O Renascimento ou os Renascimentos europeus. A revisitação da cultura clássica - o humanismo. A ênfase na vertente estética - o  Quattrocento italiano, literária, geográfica - os Descobrimentos, os saberes e a mundividência. 
A visão de C. S. Lewis, "New Learning, New Ignorance".


Apresentação

1 Outubro 2020, 15:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras

Apresentação das linhas programáticas e bibliográficas a adoptar ao longo do semestre na Unidade Curricular.

Indicação da Antologia disponível na Loja de Fotocópias Vermelha com os textos a serem analisados.
Indicação dos parâmetros de avaliação:
- dois testes escritos - 30% cada;
- apresentação oral (de um texto ou tópico, assinalando 5 aspectos fundamentais) - 25%;
- participação regular - 15%.