Sumários
As ideologias do Iluminismo
11 Outubro 2016, 10:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
As ideologias dominantes no Iluminismo: absolutismo e parlamentarismo. Breve enquadramento histórico das circunstâncias conducentes ao absolutismo francês, bem como o caso espanhol e português dada a perda da independência de Portugal de 1580a 1640.
Análise conjunta de excertos de A República de Jean Bodin.
Aula substituída
6 Outubro 2016, 10:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
A aula não se realizou por a docente estar ausente em participação em conferência.
Será substituída em Janeiro.
Refelxões sobre o Iluminismo
4 Outubro 2016, 10:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Reflexão conjunta sobre o conceito de Iluminismo tendo por base o ensaio de Foucault, What is Enlightenment (1984).
Análise da perspectiva de Beaudelaire sobre a Modernidade: a sua relação histórica, cronológica face ao conceito de Iluminismo e as afinidades e distinções quanto às perspectivas ética e estética.
O ensaio de Kant sobre o Iluminismo
29 Setembro 2016, 10:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Análise conjunta do ensaio de Kant, What is Enlightenment, 1784.:
A importância do conhecimento para que o indivíduo se assuma na sua plena cidadania. Obstáculos a que tal aconteça.
Noções como liberdade e responsabilidade no plano individual e público. O papel dos governantes e de outras figuras de autoridade face aos demais indivíduos. Especial atenção à intervenção dos representantes da Igreja na"tutela" das suas congregações.
A noção de progresso associada à era do Iluminismo.
Invocação dos ideais expresso no Hino da Alegria (4º andamento da 9ª sinfonia de Beethoven), com letra do poeta GERMÂNCIO Schiller.
Continuação da organização das apresentações orais a serem realizadas pelos alunos.
O iluminismo e a visão do Ser Humano
27 Setembro 2016, 10:00 • Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras
Análise conjunta de excertos de Essay on Man, Epistle II, de Alexander Pope, com o propósito de determinar a perspectiva do Ser Humano que aí se transmite. A interpretação tem em conta as linhas de continuidade conceptual provindas tanto da mundividência clássica como medieval e os indicadores de uma nova atitude face às capacidades e às responsabilidades de cada indivíduo perante si próprio, perante os seus semelhantes e perante a divindade.
Primeira auscultação relativa à escolha de temas para apresentações orais dos alunos com base na calendarização facultada.