1 |
25/01 |
Apresentação. Indicações programáticas e bibliográficas |
2 |
26/01 |
Debate sobre conceitos-chave: Renascimento e Iluminismo. Balizas cronológicas. |
3 |
01/02 |
Renascimento Abordagem de C. S. Lewis, “New Learning, New Ignorance”, 1954 |
4 |
02/02 |
Continuação da abordagem do ensaio de C. S. Lewis. |
5 |
08/02 |
O Iluminismo. Abordagem do ensaio de Kant, “What is Enlightenment?” (1784) |
6 |
09/02 |
. Ideologias do Iluminismo: O absolutismo francês: O pensamento político de Bodin, A República (excertos); Bossuet (excertos); a governação de Luís XIV. |
7 |
15/02 |
Ideologias do Iluminismo: A teoria de Bossuet; a governação de Luís XIV: representações simbólicas do regime. |
8 |
16/02 |
Ideologias do Iluminismo. Os primeiros Stuart, a Guerra Civil; o governo de Cromwell. Abordagem de discursos de Cromwell |
9 |
22/02 |
O Ideologias do Iluminismo. absolutismo segundo T. Hobbes, Leviathan (excertos) |
|
02/03 |
Carnaval |
10 |
08/03 |
Ideologias do Iluminismo: Monarquia inglesa: da Restauração ao conceito de Monarquia Constitucional O parlamentarismo: John Locke, Second Treatise of Government (excertos) |
11 |
09/03 |
Ideologias do Iluminismo: O parlamentarismo: John Locke, Second Treatise of Government (excertos) |
12 |
15/03 |
Iluminismo e conhecimento. A afirmação do conhecimento científico – do legado de Galileu e Francis Bacon ao paradigma newtoniano. |
13 |
16/03 |
A demanda e a difusão do conhecimento. As sociedades científicas. Os enciclopedistas franceses. J. D’Alembert, ‘Preliminary Discourse’ |
14 |
22/03 |
Preparação para o Teste. |
15 |
23/03 |
Teste escrito presencial. |
16 |
29/03 |
Correntes filosóficas dominantes: O O racionalismo continental enunciado por Descartes e o empirismo de J. Locke e David Hume. |
17 |
30/03 |
Os impérios. A metrópole e as colónias: a estrutura política e o modelo económico vigente. |
18 |
05/04 |
O império britânico e a importância das colónias americanas, |
19 |
06/04 |
A afirmação das identidades nacionais: A Revoluções Americana 1 – Causas; 2- As forças em litígio; 3 – Consequências no plano britânico e europeu. |
|
12-17/04 |
FÉRIAS DA PÁSCOA |
20 |
19/04 |
A Revolução Francesa 1- Causas políticas, económicas e sociais; 2- Da mobilização revolucionária à criação das forças partidárias; 3- Impacto internacional. |
21 |
20/04 |
A afirmação das identidades dos povos e dos indivíduos: Análise de excertos de Thomas Paine, Rights of Man. |
22 |
26/04 |
A questão de género. Análise de excertos de A Vindication of the Rights of Woman de Mary Wollstonecraft e do manifesto de Olympe de Gouges. |
23 |
27/04 |
Correntes estéticas dominantes: classicismo e barroco |
24 |
03/05 |
Preparação para o Teste. |
25 |
04/05 |
Teste escrito presencial. |
26 |
10/05 |
A arte clássica e o barroco. Análise de representações arquitectónicas. |
27 |
11/05 |
A arte clássica e o barroco. Análise de representações pictóricas. |