Sumários

A Revolução Francesa

24 Abril 2024, 18:00 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras


1-     O contexto político e social: o absolutismo vigente e o alheamento entre governantes e governados; a estrutura de base medieval, desfasada da realidade coeva - a burguesia silenciada e o desequilíbrio fiscal.

Causas próximas: as ideias revolucionárias provindas da bem-sucedida Revolução Americana; as más colheitas agrícolas e a difícil subsistência  dos estratos trabalhadores.

 Da mobilização revolucionária à criação das forças partidárias. A tomada da Bastilha a 14 de Julho de 1789 como símbolo do fim do regime. O surgimento das facções políticas, Girondinos e Jacobinos e a escalada da violência. As numerosas execuções públicas e a execução de Luís XVI e Maria Antonieta em 1793.

A Declaração dos Direitos do Homem e do  Cidadão.

O Impacto internacional da revolução e a afirmação da democracia.

Leitura recomendada: https://www.britannica.com/event/French-Revolution/Events-of-1789

Thomas Paine, Rights of Man

23 Abril 2024, 09:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras


A afirmação das identidades dos povos e dos indivíduos. Os contributos de Thomas Paine:

O panfleto intitulado "Common Sense", 1775-1776, fazendo a apoplogia da independência americana.

O ensaio Rights of Man, 1792, analisando as revoluções americana e francesa e estabelecendo os seus pressupostos, nomeadamente, o que, a seu ver, são os direitos do homem, sua origem, legitimação e eficácia. A destrinça entre direitos naturais e direitos civis.

A génese da constituição americana, a primeira constituição escrita: definição e objectivos.

Análise de excertos de Thomas Paine, Rights of Man.

A Revolução Americana

18 Abril 2024, 09:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras


A afirmação das identidades nacionais:

A Revolução Americana

1 – As  causas políticas e financeiras: a situação económica vigente e o recurso ao lançamento de impostos pelo poder metropolitano; a ausência de participação parlamentar dos colonos.
2- O eclodir do conflito.  Os congressos nacionais e a Declaração de Independência de 1776. As forças em litígio - principais episódios e o apoio de França e Espanha.
 3 – O gim da guerra. A  vitória americana e o reconhecimento  da independência pelos tratados de Paris. Consequências no plano britânico e europeu.

Leitura recomendada: Thomas Paine, Rights  of Man, Prometheus Books, 1987:
Part I:
On the Nature and Origins of Rights, p.40
The English and French Constitution, pp 47-69.

O império britânico

16 Abril 2024, 09:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras


O império britânico e a importância das colónias americanas.

A primeira fase do império inglês, britânico (após o Pacto de União de Inglaterra com a Escócia a 1 de Maio de 1707): a formação de várias  colónias ao longo do século XVII na costa leste do continente americano.
A concessão de alvarás reais, com significativa autonomia local para determinar as diversas configurações políticas e religiosas de cada colónia. 
O desenvolvimento da ideologia imperialista moderna e a consequente transição, no século XVIII, para um modelo mais uniforme e centralizado na metrópole.

Os impérios

11 Abril 2024, 09:30 Adelaide Victória Pereira Grandela Meira Serras


Os impérios. A metrópole e as colónias: a estrutura política e o modelo económico vigente.

Os impérios da Antiguidade como modelo referencial dos novos: referência ao império romano. A constituição territorial e as relações dos poderes administrativo, económico, fiscal, judicial e  bélico entre a metrópole e as colónias.

Motivos conducentes à colonização: estímulo económico, ou seja, a demanda de uma vida mais próspera; dissensão e/ou perseguição religiosa; incentivos políticos e financeiros por parte do estado.

O império britânico e a importância das colónias americanas.