Sumários
Continuação da aula anterior. Início do visionamento de Night of the Living Dead (Romero, 1968)
26 Outubro 2017, 18:00 • José Alberto Olivença Duarte
Continuação da aula anterior. Foram ainda apresentadas as linhas principais que determinaram o fim da New Hollywood e o regresso da indústria de Hollywood. Ao mesmo tempo, a aula centrou-se em outros aspectos relevantes como a importância dos festivais e da televisão para a sobrevivência do cinema independente nos anos 70 e 80 e também a importância do cinema de autor.
Festivais de Cinema + Exploitation Films
24 Outubro 2017, 18:00 • José Alberto Olivença Duarte
A importância dos Festivais de Cinema na construção de uma identidade do Cinema Independente. Os Exploitation films - formas de subversão do código, influências e temas. A introdução serviu dois propósitos: por um lado, definir alguns destes filmes para mais tarde explorar Night of the Living Dead (1968); por outro, referir um cinema mais marginal, por oposição a um cinema mais comercial que já se avizinhava com entrada na segunda metade dos anos 70.
Aula Aberta: Aula com a convidada Frances Pheasant-Kelly
19 Outubro 2017, 18:00 • José Alberto Olivença Duarte
Aula Aberta: Aula com a convidada Frances Pheasant-Kelly. A Professora, da Universidade de Wolverhampton, apresentou a conferência: "Abject, Carnivalesque, Uncanny: Otherwordly Spaces in Tim Burton's Beetlejuice, Sleepy Hollow, Corpse Bride, and Miss Peregrine's Home for Peculiar Children."
Conclusão da aula anterior
17 Outubro 2017, 18:00 • José Alberto Olivença Duarte
Conclusão da aula anterior. Fim do visionamento de Easy Rider (Hopper, 1969). A discussão do filme permite também perceber o percurso da New Hollywood.
Easy Rider (Hopper, 1969)
12 Outubro 2017, 18:00 • José Alberto Olivença Duarte
Discussão da cena final de Bonnie & Clyde (Penn, 1967) com especial comentário ao tema da contracultura, da liberdade e do contexto histórico em que o filme se inseria. Foi iniciada a visualização, também com comentário, a um dos filmes mais representativos da New Hollywood: Easy Rider (1969), de Dennis Hopper. Serão discutidos modos de produção, principais temas e a forma como o filme reflecte a (im)possibilidade de realmente viver à margem, com um cojunto de valores diferentes da sociedade vigente, questão que ecoa, obviamente, na curta vida da New Hollywood, no próprio cinema independente e, finalmente, no contexto histórico em que o filme se insere.