Sumários

Continuação da aula anterior. Início do visionamento de Night of the Living Dead (Romero, 1968)

26 Outubro 2017, 18:00 José Alberto Olivença Duarte

Continuação da aula anterior. Foram ainda apresentadas as linhas principais que determinaram o fim da New Hollywood e o regresso da indústria de Hollywood. Ao mesmo tempo, a aula centrou-se em outros aspectos relevantes como a importância dos festivais e da televisão para a sobrevivência do cinema independente nos anos 70 e 80 e também a importância do cinema de autor. 


Foi dado início do visionamento de Night of the Living Dead (Romero, 1968) como exemplo de exploitation film, mas também como filme que expõe as tensões do fim dos anos 60. Night of the Living Dead também é um filme representativo da New Hollywood. O resto do filme será discutido na próxima aula. 


Festivais de Cinema + Exploitation Films

24 Outubro 2017, 18:00 José Alberto Olivença Duarte

A importância dos Festivais de Cinema na construção de uma identidade do Cinema Independente. Os Exploitation films - formas de subversão do código, influências e temas. A introdução serviu dois propósitos: por um lado, definir alguns destes filmes para mais tarde explorar Night of the Living Dead (1968); por outro, referir um cinema mais marginal, por oposição a um cinema mais comercial que já se avizinhava com entrada na segunda metade dos anos 70.


Aula Aberta: Aula com a convidada Frances Pheasant-Kelly

19 Outubro 2017, 18:00 José Alberto Olivença Duarte

Aula Aberta: Aula com a convidada Frances Pheasant-Kelly. A Professora, da Universidade de Wolverhampton, apresentou a conferência: "Abject, Carnivalesque, Uncanny: Otherwordly Spaces in Tim Burton's Beetlejuice, Sleepy Hollow, Corpse Bride, and Miss Peregrine's Home for Peculiar Children."


Conclusão da aula anterior

17 Outubro 2017, 18:00 José Alberto Olivença Duarte

Conclusão da aula anterior. Fim do visionamento de Easy Rider (Hopper, 1969). A discussão do filme permite também perceber o percurso da New Hollywood.


Easy Rider (Hopper, 1969)

12 Outubro 2017, 18:00 José Alberto Olivença Duarte

Discussão da cena final de Bonnie & Clyde (Penn, 1967) com especial comentário ao tema da contracultura, da liberdade e do contexto histórico em que o filme se inseria. Foi iniciada a visualização, também com comentário, a um dos filmes mais representativos da New Hollywood: Easy Rider (1969), de Dennis Hopper. Serão discutidos modos de produção, principais temas e a forma como o filme reflecte a (im)possibilidade de realmente viver à margem, com um cojunto de valores diferentes da sociedade vigente, questão que ecoa, obviamente, na curta vida da New Hollywood, no próprio cinema independente e, finalmente, no contexto histórico em que o filme se insere.