Sumários
17 Novembro 2015, 08:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Síntese e conclusão dos aspetos relevantes ligados à perceção na leitura.
Níveis de processamento da compreensão entendida como atribuição de significado linguístico ao texto: os níveis de layout e grafémico - o reconhecimento das letras e o padrão abstrato que delas construímos.
12 Novembro 2015, 08:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Dos olhos ao cérebro.
A questão das localizações cerebrais e o papel histórico das afasias no seu reconhecimento. Técnicas recentes de visualização da atividade cerebral.
Alguns aspetos da fisiologia cerebral. Os hemisférios cerebrais. O corpo caloso.
Referência à pesquisa "o cérebro analfabeto", de Alexandre Castro Caldas.
10 Novembro 2015, 08:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Modalidades de compreensão: do ouvir ao ler.
Síntese das componente da audição: perceção/audição (componente física), compreensão (componente linguística) e interpretação (componente cognitiva). Transposição para a modalidade ler: Componentes: perceção visual (componente física), compreensão (componente linguística) e interpretação (componente cognitiva). Interação entre elas.
Aspetos percetivos da leitura.
A leitura enquanto atividade vísuo-motora. Os movimentos dos olhos durante a leitura (sacadas, fixações e regressões).
O registo do movimento dos olhos e a informação relevante que fornece para a compreensão do processo de leitura.
5 Novembro 2015, 08:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Audição de um documento gravado: uma emissão da rubrica "Sinais", de Fernando Alves, emitida na TSF. Análise de dificuldades: o desconhecimento das matérias tratadas.
O papel do conhecimento prévio para a compreensão e interpretação da língua oral.
Aspetos de intertextualidade e outras referências culturais.
Síntese dos conhecimentos adquiridos relativamente à modalidade ouvir.
Componentes: perceção/audição (componente física), compreensão (componente linguística) e interpretação (componente cognitiva). Interação entre elas.
Estratégias de processamento: bottom-up e top-down.
Análise do modelo de Levelt (1989), sintetizando as duas modalidades orais do uso da língua - falar e ouvir.
3 Novembro 2015, 08:00
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Margarita Maria Correia Ferreira
Modalidades de compreensão: ouvir e ler.
Ouvir e as suas componentes: perceção, compreensão e interpretação.
Aspetos de perceção: o contínuo sonoro e a sua segmentação. O funcionamento do ouvido - breve explicação.
Audição de uma documento gravado em mirandês e análise das dificuldades que apresenta: más condições de gravação; desconhecimento da língua.
A filtragem do som ambiente realizado pelo ouvido em situação normal. O papel do conhecimento da língua na segmentação do contínuo sonoro. O papel do reconhecimento da palavra na compreensão.