Tópicos introdutórios do programa

29 Setembro 2015, 08:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Distribuição do programa da disciplina e sua leitura - v. abaixo. Bibliografia. Avaliação; peso relativo dos elementos de avaliação. Marcação das datas dos testes: - 1º teste (20%) - 27 de outubro;- 2º teste (30%) - 26 de novembro;- 3º teste (40%) - 12 de janeiro.
Tópicos introdutórios do programa. Os conceitos de língua natural e língua artificial.As duas faces das línguas: a face mental e a face social.

Compreensão do Português Escrito (CPE)

 

Docente:

Prof.ª Doutora Margarita Correia

  

Objetivos

  • Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
  • Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
  • Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

 

Conteúdos

  • Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidade no seu processamento.
  • Sistemas de escrita e compreensão. Leitura e ortografia.
  • Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.
  • Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.
  • Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Tempos de reação. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.
  • Processamento lexical na leitura. Pistas grafofonológicas, morfológicas e semânticas para o reconhecimento visual da palavra.
  • Processamento sintático na leitura. Propriedades de complexidade gramatical e de ambiguidade relevantes para o processamento de frases e texto.
  • Tipos de textos e suportes de leitura. 
  • Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.

 

Bibliografia

Baptista, Adriana. 2005. Para uma análise das interacções entre a legenda e a imagem. Tese de Doutoramento. FLUL.

Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.

Costa, M. Armanda. 1991. Leitura: Compreensão e Processamento Sintáctico. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Costa, M. Armanda. 2006. Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa : FCG.  ILTEC.

Dehaene, Stanislas. 2007. Les neurones de la lecture. Paris: Odile Jacob. Cap. 4: L’invention de la lecture. 233-257.

Delgado-Martins, Ramalho, G., e Costa, A. (orgs). 2000. Literacia e Sociedade. Contribuições disciplinares. Lisboa: Caminho, 13-130.

Handke, Jürgen (1995). The Structure of the Lexicon – Human versus Machine. Berlin, New York; Mouton de Gruyter.

Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.

Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos.

Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (Eds.). The Neurocognition of Language. Oxford: Oxford University Press. 167-208.

Snowling, Margaret J. & Hulme, Ch. 2005. The science of Reading: A Handbook. UK: Blackwell.

Traxler, Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London, Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.

Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.

Wilson, Robert A. & Keil, Frank C. 1999. The MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. Cambridge, Mass.: The MIT Press.

  

Avaliação

Três testes escritos presenciais (20%; 30%; 40%). Participação e assiduidade (10%).