Tópicos introdutórios do programa
29 Setembro 2015, 08:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Distribuição do programa da disciplina e sua leitura - v. abaixo. Bibliografia. Avaliação; peso relativo dos elementos de avaliação. Marcação das datas dos testes: - 1º teste (20%) - 27 de outubro;- 2º teste (30%) - 26 de novembro;- 3º teste (40%) - 12 de janeiro.
Tópicos introdutórios do programa. Os conceitos de língua natural e língua artificial.As duas faces das línguas: a face mental e a face social.
Compreensão do Português Escrito (CPE)
Docente:
Prof.ª Doutora Margarita Correia
Objetivos
- Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
- Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
- Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.
Conteúdos
- Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidade no seu processamento.
- Sistemas de escrita e compreensão. Leitura e ortografia.
- Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.
- Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.
- Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Tempos de reação. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.
- Processamento lexical na leitura. Pistas grafofonológicas, morfológicas e semânticas para o reconhecimento visual da palavra.
- Processamento sintático na leitura. Propriedades de complexidade gramatical e de ambiguidade relevantes para o processamento de frases e texto.
- Tipos de textos e suportes de leitura.
- Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.
Bibliografia
Baptista, Adriana. 2005. Para uma análise das interacções entre a legenda e a imagem. Tese de Doutoramento. FLUL.
Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.
Costa, M. Armanda. 1991. Leitura: Compreensão e Processamento Sintáctico. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Costa, M. Armanda. 2006. Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa : FCG. ILTEC.
Dehaene, Stanislas. 2007. Les neurones de la lecture. Paris: Odile Jacob. Cap. 4: L’invention de la lecture. 233-257.
Delgado-Martins, Ramalho, G., e Costa, A. (orgs). 2000. Literacia e Sociedade. Contribuições disciplinares. Lisboa: Caminho, 13-130.
Handke, Jürgen (1995). The Structure of the Lexicon – Human versus Machine. Berlin, New York; Mouton de Gruyter.
Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.
Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos.
Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (Eds.). The Neurocognition of Language. Oxford: Oxford University Press. 167-208.
Snowling, Margaret J. & Hulme, Ch. 2005. The science of Reading: A Handbook. UK: Blackwell.
Traxler, Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London, Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.
Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.
Wilson, Robert A. & Keil, Frank C. 1999. The MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
Avaliação
Três testes escritos presenciais (20%; 30%; 40%). Participação e assiduidade (10%).