Sumários

Ler para aprender.

28 Janeiro 2021, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Ponto 1 - Ler para aprender. Tipos de leitura e estratégias de leitura.


apresentação

28 Janeiro 2021, 12:30 Margarita Maria Correia Ferreira

Apresentação dos conteúdos e funcionamento da disciplina.

Programa[1]

 

Objetivos

·       Identificar as características específicas do processamento da leitura relativamente às demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).

·       Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.

·       Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.

·       Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

·       Conhecer tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.

 

 

Conteúdos

·       Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidade no seu processamento.

·       Sistemas de escrita e compreensão. Leitura e ortografia.

·       Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.

·       Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.

·       Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Tempos de reação. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.

·       Processamento lexical na leitura. Pistas grafofonológicas, morfológicas e semânticas para o reconhecimento visual da palavra.

·       Processamento sintático na leitura. Propriedades de complexidade gramatical e de ambiguidade relevantes para o processamento de frases e texto.

·       Tipos de textos e suportes de leitura. 

·       Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.

 

 

Bibliografia[2]

Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.

Costa, M. Armanda. 2006. Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa : FCG.  ILTEC.

Dehaene, Stanislas. 2009. Reading in the Brain: The New Science of How We Read. New York: Penguin.

Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.

Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos – Cap. 2. “O leitor hábil”.

Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford: Oxford University Press. 167-208.

Pollatsek, Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The Oxford Handbook of Reading. New York: Oxford University Press.

Traxler, Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London, Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.

Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.

 

 

Avaliação

Dois testes escritos:

·       um online (40%) – 12 de março (sexta-feira);

·       um presencial (60%) – 29 de abril (quinta-feira).


[1] Este programa poderá sofrer ajustamentos em função das condições de funcionamento da disciplina.

[2] Os textos fundamentais da disciplina serão fornecidos através da plataforma Moodle.