apresentação
28 Janeiro 2021, 12:30 • Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação dos conteúdos e funcionamento da disciplina.
Programa[1]
Objetivos
· Identificar as características específicas do processamento da leitura relativamente às demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).
· Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
· Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
· Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.
· Conhecer tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.
Conteúdos
· Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidade no seu processamento.
· Sistemas de escrita e compreensão. Leitura e ortografia.
· Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.
· Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.
· Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Tempos de reação. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.
· Processamento lexical na leitura. Pistas grafofonológicas, morfológicas e semânticas para o reconhecimento visual da palavra.
· Processamento sintático na leitura. Propriedades de complexidade gramatical e de ambiguidade relevantes para o processamento de frases e texto.
· Tipos de textos e suportes de leitura.
· Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.
Bibliografia[2]
Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.
Costa, M. Armanda. 2006. Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa : FCG. ILTEC.
Dehaene, Stanislas. 2009. Reading in the Brain: The New Science of How We Read. New York: Penguin.
Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.
Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos – Cap. 2. “O leitor hábil”.
Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford: Oxford University Press. 167-208.
Pollatsek, Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The Oxford Handbook of Reading. New York: Oxford University Press.
Traxler, Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London, Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.
Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.
Avaliação
Dois testes escritos:
· um online (40%) – 12 de março (sexta-feira);
· um presencial (60%) – 29 de abril (quinta-feira).
[1] Este programa poderá sofrer ajustamentos em função das condições de funcionamento da disciplina.
[2] Os textos fundamentais da disciplina serão fornecidos através da plataforma Moodle.