OBJETIVOS
O aluno desta UC deverá:
- Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis elevados de compreensão;
- Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea;
- Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.
CONTEÚDOS
Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidades de processamento.
Sistemas de escrita. Leitura e ortografia. Descodificação e compreensão.
Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias. Tipos de textos, suportes e tarefas de leitura.
Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura. Processamento lexical e sintático na leitura.
Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.
AVALIAÇÃO
– Um teste escrito presencial: 70%;
– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%.
BIBLIOGRAFIA (seleção)
Costa, A. (2008). Compreensão e Produção da Linguagem Verbal. In Mateus, Pereira e Fischer (Coords.). Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: FCG, 265-270.
Daniels, P. (2017). Writing Systems. In M. Aronoff & J. Rees-Miller (Eds.), The Handbook of Linguistics, 2ª ed. Hoboken: Wiley-Blackwell, 75-94.
Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human Invention. Londres: Penguin Viking.
Luegi, P., Costa, A. e Faria, I. H. (2010). Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. Revista LinguíStica, 5(1), 62-80.
Snowling, M. J. & Hulme, Ch. (2005). The Science of Reading: A Handbook. UK: Blackwell.
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)