OBJETIVOS

O aluno desta UC deverá:

- Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis elevados de compreensão;

- Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea;

- Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

CONTEÚDOS

Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidades de processamento.

Sistemas de escrita. Leitura e ortografia. Descodificação e compreensão.

Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias. Tipos de textos, suportes e tarefas de leitura.

Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura. Processamento lexical e sintático na leitura.

Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.

AVALIAÇÃO

– Um teste escrito presencial: 70%;

– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%.

 

BIBLIOGRAFIA (seleção)

Costa, A. (2008). Compreensão e Produção da Linguagem Verbal. In Mateus, Pereira e Fischer (Coords.). Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: FCG, 265-270.

Daniels, P. (2017). Writing Systems. In M. Aronoff & J. Rees-Miller (Eds.), The Handbook of Linguistics, 2ª ed. Hoboken: Wiley-Blackwell, 75-94.

Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human Invention. Londres: Penguin Viking.

Luegi, P., Costa, A. e Faria, I. H. (2010). Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. Revista LinguíStica, 5(1), 62-80.

Snowling, M. J. & Hulme, Ch. (2005). The Science of Reading: A Handbook. UK: Blackwell.

  

(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)