Sumários

Tipos de leitura

27 Janeiro 2022, 09:30 Margarita Maria Correia Ferreira

Tipos de leitura: definição, método, objetivos. 


Apresentação

25 Janeiro 2022, 09:30 Margarita Maria Correia Ferreira

Leitura e explicitação do programa: conteúdos, bibliografia, funcionamento da aula, avaliação.


Programa1

Objetivos
• Identificar as características específicas do processamento da leitura relativamente às demais modalidades de processamento linguístico (ouvir, falar, escrever).
• Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
• Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
• Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.
• Conhecer tipos de leitura e estratégias cognitivas e metacognitivas.

Conteúdos
• Ler e ler para aprender: estratégias cognitivas e metacognitivas para a leitura. Tipos de leitura. Tipos de textos e suportes de leitura.
• Língua oral e escrita: condições de processamento e propriedades linguísticas.
• Modalidades de uso da língua: falar, ouvir, escrever, ler – especificidades de processamento.
• Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.
• Sistemas de escrita e compreensão; leitura e ortografia. Processamento lexical. Processamento sintático.
• Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita: tempos de reação; registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa; análise de fala na leitura em voz alta.
• Diferentes níveis de análise do texto: níveis micro e macroestruturais.
• Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.
• Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.

Bibliografia2
Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.
Costa, M. Armanda. 2006. Compreensão e Produção da linguagem verbal. ILTEC. Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa : FCG. ILTEC.
Dehaene, Stanislas. 2009. Reading in the Brain: The New Science of How We Read. New York: Penguin.
Luegi, Paula. 2006. O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos. Tese de mestrado. Lisboa: FLUL.
Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos – Cap. 2. “O leitor hábil”.
Perfetti, Charles A. 1999. Comprehending written language: a blueprint of the reader. Brown; Hagoort. (eds.). The Neurocognition of Language. Oxford: Oxford University Press. 167-208.
Pollatsek, Alexander; Treiman, Rebbeca (eds.) 2015. The Oxford Handbook of Reading. New York: Oxford University Press.
Traxler, Mathew J.; Gernsbacher, Morton Ann (eds.). 2006. Handbook of Psycholinguistics. 2nd edition. London, Amsterdam, Oxford, Burlington, San Diego: Elsevier.
Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.

Avaliação
• Dois testes escritos: 15 de março (terça-feira) – 40%; 3 de maio – 50%;
• Assiduidade, participação nas aulas, trabalhos de casa – 10%.

Notas
1 Este programa poderá sofrer ajustamentos em função das condições de funcionamento da disciplina.
2 Os textos fundamentais da disciplina e outros materiais de trabalho serão fornecidos através da plataforma Moodle.