Unidade Curricular | Course Unit

Compreensão do Português Escrito

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

85234

 

Créditos ECTS | ECTS Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

Licenciatura

 

Semestre | Semester

S2

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ana Isabel Mata

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

OBJETIVOS

O aluno desta UC deverá:

- Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis elevados de compreensão;

- Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea;

- Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

CONTEÚDOS

Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidades de processamento.

Sistemas de escrita. Leitura e ortografia. Descodificação e compreensão.

Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.

Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura. Processamento lexical e sintático na leitura.

Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

– Um teste escrito presencial: 70%;

– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Cowie, R., Douglas-Cowie, E. & Wichmann, A. (2002). Prosodic characteristics of skilled reading: fluency and expressiveness in 8-to-10-year-old readers. Language and Speech, 45 (1): 47-82.

Daniels, P. (2017). Writing Systems. In M. Aronoff & J. Rees-Miller (Eds.), The Handbook of Linguistics, 2ª ed. Hoboken: Wiley-Blackwell, 75-94.

Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human InventionLondres: Penguin Viking.

Luegi, P., Costa, A. & Faria, I. H. (2010). Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. Revista LinguíStica, 5(1): 62-80.

Snowling, M. J., Hulme, Ch. & Nation, K. (Eds.) (2022). The Science of Reading: A Handbook, 2ª ed. Hoboken: Wiley-Blackwell.

 

(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)

 

Requisitos | Prerequisites

Níveis do QECRL: C