Unidade Curricular | Course Unit |
Compreensão do Português Escrito |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
85234 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
6 |
Ciclo de Estudos | Level |
Licenciatura |
Semestre | Semester |
S2 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Ana Isabel Mata |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
OBJETIVOS O aluno desta UC deverá: - Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis elevados de compreensão; - Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea; - Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação. CONTEÚDOS Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidades de processamento. Sistemas de escrita. Leitura e ortografia. Descodificação e compreensão. Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias. Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura. Processamento lexical e sintático na leitura. Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
– Um teste escrito presencial: 70%; – Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Cowie, R., Douglas-Cowie, E. & Wichmann, A. (2002). Prosodic characteristics of skilled reading: fluency and expressiveness in 8-to-10-year-old readers. Language and Speech, 45 (1): 47-82. Daniels, P. (2017). Writing Systems. In M. Aronoff & J. Rees-Miller (Eds.), The Handbook of Linguistics, 2ª ed. Hoboken: Wiley-Blackwell, 75-94. Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human Invention. Londres: Penguin Viking. Luegi, P., Costa, A. & Faria, I. H. (2010). Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. Revista LinguíStica, 5(1): 62-80. Snowling, M. J., Hulme, Ch. & Nation, K. (Eds.) (2022). The Science of Reading: A Handbook, 2ª ed. Hoboken: Wiley-Blackwell.
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.) |
Requisitos | Prerequisites |
Níveis do QECRL: C |