Apresentação
20 Setembro 2016, 14:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação.Distribuição do programa e sua leitura em conjunto.Estabelecimento das normas de funcionamento da UC e dos métodos de avaliação.
Programa
Objectivos de aprendizagem
Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.
Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.
Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.
Conteúdos programáticos
· Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidade no seu processamento. · Sistemas de escrita. Leitura e ortografia. Descodificação e compreensão. · Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias. · Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura. · Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Tempos de reação. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta. · Processamento lexical na leitura. Pistas grafofonológicas, morfológicas e semânticas para o reconhecimento visual da palavra. · Processamento sintático na leitura. Propriedades de complexidade gramatical e de ambiguidade relevantes para o processamento de frases e texto. · Tipos de textos e suportes de leitura. |
· Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.
Elementos de avaliação
- Dois testes escritos presenciais (30% e 50%)
- Trabalho indivual (20%)
- Assiduidade e participação nas aulas serão valorizadas.
Bibliografia
Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.
Costa, Armanda. 2008. Compreensão e Produção da Linguagem Verbal. In Mateus, Pereira e Fischer (Coords). Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: FCG, 265-270
Dehaene, Stanislas. (2009). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human Invention. Londres: Penguin Viking.
Delgado-Martins, Ramalho, G., Costa, A. (Orgs). 2000. Literacia e Sociedade. Contribuições disciplinares. Lisboa: Caminho.
Handke, Jürgen. 1995. The Structure of the Lexicon – Human versus Machine. Berlin, New York; Mouton de Gruyter.
Luegi, P., Costa, Armanda e Faria, I. H. 2010. Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. In M. Maia (Org.), Revista LinguiStica Vol.5, n.1, p. 62-80.
Maia, Marcus. 2015. Psicolinguística, Psicolinguísticas – uma introdução. São Paulo: Contexto.
Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos.
Snowling, Margaret J. e Hulme, Ch. 2005. The science of Reading: A Handbook. UK: Blackwell.
Villaça , I. e Elias, V. M. 2009. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.
Wilson, Robert A. & Keil, Frank C. 1999. The MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. Cambridge, Mass.: The MIT Press.