Apresentação

20 Setembro 2016, 14:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Apresentação.Distribuição do programa e sua leitura em conjunto.Estabelecimento das normas de funcionamento da UC e dos métodos de avaliação.


Programa

Objectivos de aprendizagem

Tomar consciência da complexidade dos processos de leitura e dos conhecimentos linguísticos requeridos para atingir níveis ótimos de compreensão.

Reconhecer a importância da leitura no acesso à informação na sociedade contemporânea.

Conhecer metodologias utilizadas nos estudos de natureza experimental sobre compreensão da língua escrita e interpretar dados da investigação.

 

Conteúdos programáticos

·         Língua oral e escrita: propriedades linguísticas e especificidade no seu processamento.

·         Sistemas de escrita. Leitura e ortografia. Descodificação e  compreensão.

·         Leitura e sociedade. Alfabetização e literacia. Leitura e novas tecnologias.

·         Da perceção visual à compreensão do texto. Bases biológicas da leitura.

·         Metodologias de investigação sobre a compreensão da língua escrita. Tempos de reação. Registo dos movimentos dos olhos na leitura silenciosa. Análise de fala na leitura em voz alta.

·         Processamento lexical na leitura. Pistas grafofonológicas, morfológicas e semânticas para o reconhecimento visual da palavra.

·         Processamento sintático na leitura. Propriedades de complexidade gramatical e de ambiguidade relevantes para o processamento de frases e texto.

·         Tipos de textos e suportes de leitura. 

·         Tarefas de leitura e estratégias de compreensão.

 

Elementos de avaliação

- Dois testes escritos presenciais (30% e 50%)

- Trabalho indivual (20%)

- Assiduidade e participação nas aulas serão valorizadas.

 

Bibliografia

Castro Caldas, Alexandre. 1999. A herança de Franz Joseph Gall. Portugal: McGraw-Hill.

Costa, Armanda. 2008. Compreensão e Produção da Linguagem Verbal. In Mateus, Pereira e Fischer (Coords). Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: FCG, 265-270

Dehaene, Stanislas. (2009). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human Invention. Londres: Penguin Viking.

Delgado-Martins, Ramalho, G., Costa, A. (Orgs). 2000. Literacia e Sociedade. Contribuições disciplinares. Lisboa: Caminho.

Handke, Jürgen. 1995. The Structure of the Lexicon – Human versus Machine. Berlin, New York; Mouton de Gruyter.

Luegi, P., Costa, Armanda e Faria, I. H. 2010. Analisando os comportamentos oculares durante a leitura. In M. Maia (Org.), Revista LinguiStica Vol.5, n.1, p. 62-80.

Maia, Marcus. 2015. Psicolinguística, Psicolinguísticas – uma introdução. São Paulo: Contexto.

Morais, José (1997). A arte de ler. Lisboa: Ed. Cosmos.

Snowling, Margaret J. e Hulme, Ch. 2005. The science of Reading: A Handbook. UK: Blackwell.

Villaça , I. e Elias, V. M. 2009. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.

Wiener, H. e Bazerman, Ch. 2006. Reading Skills Handbook. NY: Pearson Longman, 9th ed.

Wilson, Robert A. & Keil, Frank C. 1999. The MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. Cambridge, Mass.: The MIT Press.