Sumários

aula não presencial por zoom: BD de Super-Heróis; Instruções para o Projeto Final

25 Março 2020, 10:00 Margarida Vale de Gato

Instruções para o projeto final no blogue:Trabalho Crítico ou Criativo -  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/projeto-final-instrucoes.html

Plano e bibliografia anotada .  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/bibliografia-anotada-annotated.html
Apresentação e discussão de powerpoint sobre BD de super-heróis (na plataforma e-learning).


aula não presencial por zoom: BD, Animalização, Propaganda e Transição para o Mundo Adulto

23 Março 2020, 10:00 Margarida Vale de Gato

Apresentação de análise crítica sobre duas personagens Disney (Pateta e Minnie) tendo em conta a leitura de Dorfman e Matterlart, How to Read Donald Duck (1991/1972).

Animalização na BD, veiculação de propaganda e tradução para o mundo adulto: exploração de powerpoint no moodle: 
https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=2874#section-2 (powerpoint BD)Breve discussão do trailer do documentário "Mickey Mouse Monopoly":


aula não presencial, via zoom: Film noir e "The Maltese Falcon." Introdução ao módulo sobre o formato BD.

18 Março 2020, 10:00 Margarida Vale de Gato

1.  Documentário sobre film noir:    https://www.youtube.com/watch?v=HmMxfDSXEHo

2. Contextualização e sistemas de culturas de massas até meados do século XX: http://popularamericana.blogspot.com/2019/02/american-popular-culture-1900s-1950s.html

3.BD, animação e cartoon:  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/cartoons-and-comics.html

4. Walt Disney e Dr. Seuss.


aula não presencial, via zoom: análise de texto de The Maltese Falcon; adaptações cinematográficas

16 Março 2020, 10:00 Margarida Vale de Gato

1.     Sobre a apresentação do Código Hayes

Alguns dados a reter:

Sob a liderança de Will J. Hays, a MPPDA (Motion Picture Producers and Distributors of America) adotou um código de suto-censura em 1930, muito por influência das críticas de católicos e de grupos conservadores (curiosamente, porém, incluindo mulheres preocupadas com a objetificação e sexualização do feminino no cinema). Em 1934, cria-se a PCA (Production Code Administration) sob a liderança do católico Joseph Breen. O chamado código Hays foi seguido com rigor até 1956 e esteve em vigor até 1968. Proibia conteúdos sexualizados, nudez, exposição desnecessária de vícios de comportamento e de linguagem, e requeria que no final dos filmes o bem fosse sempre premiado.

É interessante analisar, à luz das diferentes fases do Código, os três filmes produzidos com base em The Maltese Falcon

The Maltese Falcon de Roy del Ruth em 1931 (com Brigit mais sexualizada);

Satan Met a Lady, comédia de 1936 de William Dieterle (que procurava contornar a censura sob alguns conteúdos mais imorais com o pretexto de ser uma comédia); vimos o seu trailer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XeRSnZYhgeI

The Maltese Falcon de John Huston de 1941, o mais conhecido, e que recorre a mais simbolismos e subentendidos, também característico do género do film noir, de que se tornou um dos exemplos mais célebres.

 

2.     Sobre a análise de texto

Praticámos com o excerto das falas de Brigid e Spade no capítulo 4, com início em “Help me Mr. Spade”, p. 30; foi enfatizada a necessidade de decompor o texto em elementos constituintes e classificá-los - seja nas suas partes gramaticais, por exemplo (conjunto de afirmações e negações que opõem “good” e “bad” no excerto, o vocativo a “Mr. Spade”, ou o conjunto de adjetivos usados para caracterizar a virilidade do mesmo), seja em partes estilísticas (a gradação dos já referidos adjetivos, por exemplo, a repetição excessiva que nos leva a desconfiar da sinceridade de Brigid).

 

Recapitularam-se os elementos a reparar:

- tema e estrutura

- importância do texto no contexto da obra e época do autor

- sujeito de enunciação / narrador e ponto de vista

- efeitos linguísticos (uso de redes semânticas, adjetivos, deícticos, colocações inovadoras ou clichés, etc.)

- simbolismo

- figuras de estilo e seu efeito

- tom

- narratário / público leitor

- intertextualidade com textos desta disciplina ou outros

 

E referiu-se a vantagem de se articularem estes elementos com vários aspetos relativos às categorias de análise crítica cultural, sendo os mais relevantes no romance os papéis de género, de orientação sexual, a etnia (Cairo, “the Levantine”) a corporeidade (gordura de Gutman, por exemplo), a idade (o mais novo gangster, nada inocente e mostrando uma representação alternativa de “boy”).

Nota ainda: não esquecer a relação intertextual – no excerto da p. 30, por exemplo, o ideal da virilidade representado por Sam Spade podia ser comparado com o de Bill Cody (Buffalo Bill).

 

E, finalmente: realçar detalhes do realismo e do estilo “hardboiled”, sendo vantajoso usar para isso o texto de Raymond Chandler, “Simple Art of Murder” (pp. 96-102).

 

3.     Sobre o exercício que já está na plataforma e-learning e foi enviado por email. Podem optar entre uma análise de texto simples ou uma análise de malha mais alargada, que inclua comparação com excerto de filme, à semelhança do que já foi pedido no exercício de TPC

http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/trabalho-para-aula-11-de-marco.html#comment-form

 

Na próxima quarta-feira tiramos mais dúvidas.


aula não presencial: instruções de ensino à distância

11 Março 2020, 10:00 Margarida Vale de Gato

1.  Acompanhamento das aulas pelo blogue e pela antologiaForam colocados no blogue posts que permitirão concluir o estudo de  The Maltese Falcon em casa, bem como a prática de análise de texto e até alguma comparação com vídeo. O filme não será, pelo menos por enquanto, tão explorado quanto inicialmente previsto, já que o Professor Jeff Childs não nos poderá visitar com os seus conhecimentos sobre film noir, mas sobre isto encorajo-vos a ler as páginas da antologia 107 a 128, ou pelo menos a condensação de algumas ideias-chave na recensão que se encontra na p. 107-108.Entretanto, o clipe de vídeo que eu gostaria de vos ter apresentado na última aula foi substituído por este outro, do youtube, que vos dará uma contextualização sobre vida e obra de Dashiell Hammett e época retratada em  The Maltese Falconhttp://popularamericana.blogspot.com/2020/03/documentary-on-dashiell-hammett.html
Há também um post que pretende cobrir a atividade prevista para a aula de amanhã. Decidi colocar em alternativa a vossa escolha de um passo para análise de texto, e/ou a comparação do texto com o filme de 1941:  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/trabalho-para-aula-11-de-marco.html
Peço-vos que comentem esse post como prática para o vosso exercício de análise de texto   Até segunda-feira, dia 16 de março,  darei feedback por escrito, por email, a todos os que comentarem até ao dia anterior (15 de março), bem como aos que já comentaram relativamente ao TPC de 9 de março. Assim, poder-se-ão preparar melhor para o exercício de análise de texto a realizar em casa.
2.  Exercício de avaliação de análise de textoTal como os exercícios até agora propostos, esta atividade centrar-se-á numa escolha entre um excerto do romance para análise,  ou na comparação entre um excerto e um fragmento correspondente do filme (terão as duas opções para escolher uma). Este momento de avaliação será executado em casa e enviado por email  até às 23h59 de quarta-feira, 18 de março, tal como já estava previsto na nossa calendarização. O seu enunciado será comunicado por email na segunda-feira, 16 de março, de manhã, e o  vosso texto não poderá exceder 55 linhas a dois espaços. Seja qual for a opção que escolherem, deverão ter em atenção os seguintes parâmetros:- tema e estrutura- importância do texto no contexto da obra e época do autor- sujeito de enunciação / narrador e ponto de vista- efeitos linguísticos (uso de redes semânticas, adjetivos, deícticos, colocações inovadoras ou clichés, etc.)- simbolismo- figuras de estilo e seu efeito- tom- narratário / público leitor- intertextualidade com textos desta disciplina ou outroso modelo por mim redigido, que vos mostrei no final da última aula, já se encontra no blogue, aqui:  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/modelo-de-analise-de-texto-excerto-da-p.html
3. Apresentações orais: estou a combinar formas alternativas de apresentação dos trabalhos orais - que passem por vídeo ou gravação - para os grupos calendarizados para os dias 16 e 21 de Março. Salvo prolongamento da suspensão das aulas, no dia 30 de março realizaremos a apresentação planeada para esse dia  e também o debate sobre Walt Disney  antes agendado para dia 25. Os grupos serão contactados por mim para arranjarmos formas não-presenciais de prepararmos essas apresentações.
4. Até à revogação da suspensão: - colocarei conteúdos sobre o novo módulo de BD até dia 21 de março, e enviarei então novo email
esclarecimentos e tutorias: consultarei regularmente o email para responder às vossas questões e podemos também combinar encontros "falados" por skype ou whatsapp, caso sintam necessidade.