aula não presencial: instruções de ensino à distância

11 Março 2020, 10:00 Margarida Vale de Gato

1.  Acompanhamento das aulas pelo blogue e pela antologiaForam colocados no blogue posts que permitirão concluir o estudo de  The Maltese Falcon em casa, bem como a prática de análise de texto e até alguma comparação com vídeo. O filme não será, pelo menos por enquanto, tão explorado quanto inicialmente previsto, já que o Professor Jeff Childs não nos poderá visitar com os seus conhecimentos sobre film noir, mas sobre isto encorajo-vos a ler as páginas da antologia 107 a 128, ou pelo menos a condensação de algumas ideias-chave na recensão que se encontra na p. 107-108.Entretanto, o clipe de vídeo que eu gostaria de vos ter apresentado na última aula foi substituído por este outro, do youtube, que vos dará uma contextualização sobre vida e obra de Dashiell Hammett e época retratada em  The Maltese Falconhttp://popularamericana.blogspot.com/2020/03/documentary-on-dashiell-hammett.html
Há também um post que pretende cobrir a atividade prevista para a aula de amanhã. Decidi colocar em alternativa a vossa escolha de um passo para análise de texto, e/ou a comparação do texto com o filme de 1941:  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/trabalho-para-aula-11-de-marco.html
Peço-vos que comentem esse post como prática para o vosso exercício de análise de texto   Até segunda-feira, dia 16 de março,  darei feedback por escrito, por email, a todos os que comentarem até ao dia anterior (15 de março), bem como aos que já comentaram relativamente ao TPC de 9 de março. Assim, poder-se-ão preparar melhor para o exercício de análise de texto a realizar em casa.
2.  Exercício de avaliação de análise de textoTal como os exercícios até agora propostos, esta atividade centrar-se-á numa escolha entre um excerto do romance para análise,  ou na comparação entre um excerto e um fragmento correspondente do filme (terão as duas opções para escolher uma). Este momento de avaliação será executado em casa e enviado por email  até às 23h59 de quarta-feira, 18 de março, tal como já estava previsto na nossa calendarização. O seu enunciado será comunicado por email na segunda-feira, 16 de março, de manhã, e o  vosso texto não poderá exceder 55 linhas a dois espaços. Seja qual for a opção que escolherem, deverão ter em atenção os seguintes parâmetros:- tema e estrutura- importância do texto no contexto da obra e época do autor- sujeito de enunciação / narrador e ponto de vista- efeitos linguísticos (uso de redes semânticas, adjetivos, deícticos, colocações inovadoras ou clichés, etc.)- simbolismo- figuras de estilo e seu efeito- tom- narratário / público leitor- intertextualidade com textos desta disciplina ou outroso modelo por mim redigido, que vos mostrei no final da última aula, já se encontra no blogue, aqui:  http://popularamericana.blogspot.com/2020/03/modelo-de-analise-de-texto-excerto-da-p.html
3. Apresentações orais: estou a combinar formas alternativas de apresentação dos trabalhos orais - que passem por vídeo ou gravação - para os grupos calendarizados para os dias 16 e 21 de Março. Salvo prolongamento da suspensão das aulas, no dia 30 de março realizaremos a apresentação planeada para esse dia  e também o debate sobre Walt Disney  antes agendado para dia 25. Os grupos serão contactados por mim para arranjarmos formas não-presenciais de prepararmos essas apresentações.
4. Até à revogação da suspensão: - colocarei conteúdos sobre o novo módulo de BD até dia 21 de março, e enviarei então novo email
esclarecimentos e tutorias: consultarei regularmente o email para responder às vossas questões e podemos também combinar encontros "falados" por skype ou whatsapp, caso sintam necessidade.