Unidade Curricular | Course Unit
Cultura Portuguesa (O espaço de língua portuguesa: culturas nacionais, língua(s) e literatura(s)). |
Código da Unidade Curricular | Course ID
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ECTS | Credits
12 ECTS |
Ciclo de Estudos | Level
3.º Ciclo | PhD Course |
Semestre | Semester
1.º Semestre | Autumn Semester |
Docente(s) | Instructor(s)
Duarte Drumond Braga |
Língua de ensino | Language of instruction
Português | Portuguese |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
O curso pretende observar, nos vários países e territórios de língua portuguesa, como os usos da língua e da literatura em português têm funcionado como modos de construção de uma ideia de nação e de cultura nacional, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Trata-se de um fenómeno central das culturas dos países e regiões de língua oficial portuguesa e que teve (e ainda tem) lugar nos quatro continentes: Portugal, Brasil, África e Ásia, muitas vezes implicando um apagamento das realidades plurilinguísticas destes espaços. Mesmo em relação a esta última, onde (à exceção de Timor) o uso da língua e a escrita em língua portuguesa não se associam ao “formato nação”, houve tentativas nesse sentido. O que encontramos é uma estreita identificação tripartida entre língua, literatura e entidade nacional, cuja génese e contornos importa compreender e saber desconstruir criticamente. Contudo, são diferentes os tempos em que tal se processou para cada continente: se o caso português possui uma longa história, a ascensão dos nacionalismos africanos e a consolidação internacional da cultura brasileira dão-se essencialmente no século XX. A Ásia é um caso à parte, já que obriga a pensar o espaço global da Língua e da Literatura em Português fora do formato nacional e fora do eixo do Atlântico, o que exploraremos como possível ponto de fuga. Este curso possui essencialmente uma dimensão reflexiva e crítica e incluirá sobretudo leituras de ensaios (e de algumas obras literárias) de autores como Antonio Candido, Amândio César, Mário António, Benjamin Abdala Júnior, Miguel Real, Helena Buescu, Inocência Matta, Mia Couto e Alfredo Margarido, entre outros. Os tópicos a serem tratados serão os seguintes: 1. A nação, a língua e a literatura; 2. Portugal; 3. Brasil, África e o espaço do Atlântico; 4. A Ásia e o espaço do Índico. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
O método de ensino assenta sobretudo em discussões orais orientadas pelo docente a partir dos textos de leitura prévia obrigatória, reunidos numa antologia a ser adquirida pelos alunos no início do semestre e/ou disponibilizada na plataforma e-learning. A avaliação terá por base elementos que permitam a avaliação contínua dos alunos: - Participação oral (ativa e voluntária) nas atividades de aula (20 %); - Mini-apresentação de um dos textos teóricos (em função da dimensão da turma, as apresentações serão individuais ou aos pares) (15 %); - Apresentação oral do trabalho final (artigo) (15 %); - Produção de um artigo subordinado a um dos tópicos lecionados (50 %). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Arenas, Fernando. Lusophone Africa: Beyond Independence. Minneapolis MN/London: Univ. of Minnesota Press, 2010. Braga, Duarte D. Ao oriente do Oriente. Fernando Pessoa e o Orientalismo Português. Lisbon: Tinta da China, 2019. Buescu, Helena C. Experiência do Incomum e Boa Vizinhança: Literatura Comparada e Literatura mundo.Lisboa: D. Quixote, 2013. Hespanha, António. ‘Fazer um Império com Palavras’ In Xavier, A. B. & Silva, C. N. da (Orgs.), O Governo dos Outros: Poder e Diferença no Império Português. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2016: 67-100. Hutcheon, Linda. “Rethinking the National Model”, in Hutcheon, Linda (ed.) and Valdes, Mario, Rethinking Literary History. Oxford: Oxford Univ. Press, 2002: 3-49. Perkins, David. Is Literary History Possible? Baltimore: Johns Hopkins Univ. Press, 1992. Sanches, Manuela R. (org.). Portugal Não É Um País Pequeno: Contar o Império na Póscolonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006. |