Sumários
Linguagem humana.
5 Fevereiro 2019, 16:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Linguagem humana: especificidades e características das modalidades oral e escrita.
Transcrição fonética
5 Fevereiro 2019, 14:00 • Maria João dos Reis de Freitas
1. Marcação de acento na transcrição fonética.
Oralidade - Escrita
31 Janeiro 2019, 14:00 • Maria João dos Reis de Freitas
1. Oralidade versus Escrita: argumentos a favor das natureza dinâmica, primária e não regulamentável da primeira e estática, secundária e regulamentável da segunda (Duarte 2000: cap. 8).
Apresentação
29 Janeiro 2019, 16:00 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Apresentação. Objetivos, programa, bibliografia, elementos e critérios de avaliação.
Programa de Compreensão e Produção do Português Oral
2018-19
1. Treino da produção e compreensão do oral
1.1. A oralidade versus a escrita
1.2. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
1.3. Estratégias e treino de produção
1.4. Estratégias e treino de compreensão
1.5. Metodologias de registo e de análise do oral
2. Propriedades do oral
2.1. A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do oral
Bibliografia
Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.
Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge.
Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri.
Cutler, A. (2005). Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.
Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell.
Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)
Avaliação
- Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%) - 2.5.2019;
- Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem pelo menos uma prova de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião / ppt (50%).