Sumários

Relações som-ortografia; transcrição fonética

8 Outubro 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Trabalho com base na Ficha 1:

(i) Relações som-ortografia;
(ii) transcrição fonética.


Relações som-ortografia; transcrição fonética

8 Outubro 2020, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

Trabalho com base na Ficha 1:

(i) Relações som-ortografia;
(ii) transcrição fonética.


Apresentação. Transcrição fonética

1 Outubro 2020, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação do programa e da organização do trabalho ao longo do semestre (cf. programa abaixo)2. Definição do modelo de avaliação: (i) 1 teste final presencial (50%) a 17 de dezembro; (ii) 1 prova de transcrição fonética presencial a 19 de novembro; 1 leitura oral em vídeo; 1 apresentação oral de artigo científico (50%).3. Transcrição fonética: assimetrias entre ortografia e inventário de sons; definição de alfabeto fonético; símbolos usados para o PE padrão.
PROGRAMA
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras
Departamento de Linguística Geral e Românica
Área de Ciências da Linguagem
Docente: Maria João Freitas

Compreensão e Produção do Português Oral
Ano letivo de 2020/2021

Programa

1. A oralidade versus a escrita

2. Propriedades do oral
2.1 A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do oral


3. Treino da produção e da compreensão do oral
3.1. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
3.2 Estratégias e treino de produção
3.3. Estratégias e treino de compreensão
3.4. Metodologias de registo e de análise do oral

Avaliação
 Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%);
 Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem 1 prova de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião  (50%);
 Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.
 Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas de aulas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

Horário de Atendimento: 2 horas por semana (reunião via plataforma Zoom), com marcação prévia.

Referências bibliográficas
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª edição de 2005].
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar.)


Apresentação. Transcrição Fonética

1 Outubro 2020, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação do programa e da organização do trabalho ao longo do semestre (cf. programa abaixo)

2. Definição do modelo de avaliação: 
(i) 1 teste final presencial (50%) a 17 de dezembro; 
(ii) 1 prova de transcrição fonética presencial a 19 de novembro; 1 leitura oral em vídeo; 1 apresentação oral de artigo científico (50%).
3. Transcrição fonética: assimetrias entre ortografia e inventário de sons; definição de alfabeto fonético; símbolos usados para o PE padrão.

PROGRAMA
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras
Departamento de Linguística Geral e Românica
Área de Ciências da Linguagem
Docente: Maria João Freitas

Compreensão e Produção do Português Oral
Ano letivo de 2020/2021

Programa

1. A oralidade versus a escrita

2. Propriedades do oral
2.1 A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do oral


3. Treino da produção e da compreensão do oral
3.1. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
3.2 Estratégias e treino de produção
3.3. Estratégias e treino de compreensão
3.4. Metodologias de registo e de análise do oral

Avaliação
 Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%);
 Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem 1 prova de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião  (50%);
 Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.
 Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas de aulas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

Horário de Atendimento: 2 horas por semana (reunião via plataforma Zoom), com marcação prévia.

Referências bibliográficas
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª edição de 2005].
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar.)