Sumários

Organização das leituras em voz alta e das exposições orais

29 Janeiro 2021, 12:30 Maria Celeste Matias Rodrigues

.Organização das leituras em voz alta e das exposições orais.


Apresentação da unidade curricular

28 Janeiro 2021, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Apresentação da unidade curricular:

1. Apresentação e comentários ao programa.

2. Apresentação da bibliografia.3. Definição do plano de avaliação (abaixo)

                                                                 Universidade de Lisboa Faculdade de Letras

Departamento de Linguística Geral e Românica

Área de Ciências da Linguagem

Docente: Maria João Freitas

 

Compreensão e Produção do Português Oral

Ano letivo de 2020/2021

 

Programa

 

1. A oralidade versus a escrita nas línguas

 

2. Propriedades do oral

2.1 A palavra como unidade central de processamento da fala

2.2. Unidades inferiores à palavra

2.3. Unidades superiores à palavra

2.4. Processos linguísticos típicos do oral

 

 

3. Treino da produção e da compreensão do oral

3.1. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral

3.2 Estratégias e treino de produção

3.3. Estratégias e treino de compreensão

3.4. Metodologias de registo e de análise do oral

 

Avaliação

  • Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%): 20 de Maio;
  • Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem 1 prova presencial de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião (50%);
  • Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas.
  • Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

 

Horário de Atendimento2 horas por semana (gabinete 2 do Departamento de Linguística Geral e Românica e/ou sala Zoom), com marcação prévia.

 

Referências bibliográficas

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, capítulo 8.

Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.

Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.

Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].

Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa : Ed. Caminho, 6ª edição.


Apresentação da unidade curricular

28 Janeiro 2021, 12:30 Maria João dos Reis de Freitas

1. Apresentação e comentários ao programa.

2. Apresentação da bibliografia.
3. Definição do plano de avaliação (abaixo)

                                                                 Universidade de Lisboa Faculdade de Letras

Departamento de Linguística Geral e Românica

Área de Ciências da Linguagem

Docente: Maria João Freitas

 

Compreensão e Produção do Português Oral

Ano letivo de 2020/2021

 

Programa

 

1. A oralidade versus a escrita nas línguas

 

2. Propriedades do oral

2.1 A palavra como unidade central de processamento da fala

2.2. Unidades inferiores à palavra

2.3. Unidades superiores à palavra

2.4. Processos linguísticos típicos do oral

 

 

3. Treino da produção e da compreensão do oral

3.1. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral

3.2 Estratégias e treino de produção

3.3. Estratégias e treino de compreensão

3.4. Metodologias de registo e de análise do oral

 

Avaliação

  • Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%): 20 de Maio;
  • Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem 1 prova presencial de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião (50%);
  • Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas.
  • Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

 

Horário de Atendimento: 2 horas por semana (gabinete 2 do Departamento de Linguística Geral e Românica e/ou sala Zoom), com marcação prévia.

 

Referências bibliográficas

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, capítulo 8.

Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.

Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.

Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].

Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa : Ed. Caminho, 6ª edição.


Apresentação do programa, bibliografia, avaliação e organização das aulas

27 Janeiro 2021, 12:30 Maria Celeste Matias Rodrigues

Apresentação do programa, bibliografia, avaliação e organização das aulas

Programa de Compreensão e Produção do Português Oral

2020-21

 

1.       Treino da produção e compreensão do oral

1.1.    A oralidade versus a escrita

1.2.    Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral

1.3.    Estratégias e treino de produção

1.4.    Estratégias e treino de compreensão

1.5.    Metodologias de registo e de análise do oral

 

2.       Propriedades do oral

2.1.  A palavra como unidade central de processamento da fala

2.2. Unidades inferiores à palavra

2.3. Unidades superiores à palavra

2.4. Processos linguísticos típicos do oral

Bibliografia

Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.

Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge.

Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri.

Cutler, A. (2005). Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.

Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.

Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.

Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].

Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell.

Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.

Segura, L. (2013). Variedades dialetais, In Raposo et al. Gramática do Português, vol 1, Lisboa: CLUL-FCG, 85-142.

(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)


Avaliação

  • Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%): 30.04.2021.
  • Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem pelo menos uma prova de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião / ppt (50%) com agendamento e preparação prévia.