Sumários
Organização das leituras em voz alta e das exposições orais
29 Janeiro 2021, 12:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
.Organização das leituras em voz alta e das exposições orais.
Apresentação da unidade curricular
28 Janeiro 2021, 14:00 • Maria João dos Reis de Freitas
Apresentação da unidade curricular:
1. Apresentação e comentários ao programa.
2. Apresentação da bibliografia.3. Definição do plano de avaliação (abaixo) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras
Departamento de Linguística Geral e Românica
Área de Ciências da Linguagem
Docente: Maria João Freitas
Compreensão e Produção do Português Oral
Ano letivo de 2020/2021
Programa
1. A oralidade versus a escrita nas línguas
2. Propriedades do oral
2.1 A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do oral
3. Treino da produção e da compreensão do oral
3.1. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
3.2 Estratégias e treino de produção
3.3. Estratégias e treino de compreensão
3.4. Metodologias de registo e de análise do oral
Avaliação
- Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%): 20 de Maio;
- Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem 1 prova presencial de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião (50%);
- Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas.
- Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).
Horário de Atendimento: 2 horas por semana (gabinete 2 do Departamento de Linguística Geral e Românica e/ou sala Zoom), com marcação prévia.
Referências bibliográficas
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, capítulo 8.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa : Ed. Caminho, 6ª edição.
Apresentação da unidade curricular
28 Janeiro 2021, 12:30 • Maria João dos Reis de Freitas
1. Apresentação e comentários ao programa.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras
Departamento de Linguística Geral e Românica
Área de Ciências da Linguagem
Docente: Maria João Freitas
Compreensão e Produção do Português Oral
Ano letivo de 2020/2021
Programa
1. A oralidade versus a escrita nas línguas
2. Propriedades do oral
2.1 A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do oral
3. Treino da produção e da compreensão do oral
3.1. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
3.2 Estratégias e treino de produção
3.3. Estratégias e treino de compreensão
3.4. Metodologias de registo e de análise do oral
Avaliação
- Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%): 20 de Maio;
- Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem 1 prova presencial de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião (50%);
- Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas.
- Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a docente, nas duas primeiras semanas, os detalhes relativos à sua avaliação (outros elementos de avaliação e encontros para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).
Horário de Atendimento: 2 horas por semana (gabinete 2 do Departamento de Linguística Geral e Românica e/ou sala Zoom), com marcação prévia.
Referências bibliográficas
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, capítulo 8.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa : Ed. Caminho, 6ª edição.
Apresentação do programa, bibliografia, avaliação e organização das aulas
27 Janeiro 2021, 12:30 • Maria Celeste Matias Rodrigues
Apresentação do programa, bibliografia, avaliação e organização das aulas
Programa de Compreensão e Produção do Português Oral
2020-21
1. Treino da produção e compreensão do oral
1.1. A oralidade versus a escrita
1.2. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
1.3. Estratégias e treino de produção
1.4. Estratégias e treino de compreensão
1.5. Metodologias de registo e de análise do oral
2. Propriedades do oral
2.1. A palavra como unidade central de processamento da fala
2.2. Unidades inferiores à palavra
2.3. Unidades superiores à palavra
2.4. Processos linguísticos típicos do oral
Bibliografia
Aitchison, J. (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell.
Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge.
Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri.
Cutler, A. (2005). Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson.
Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press.
Mateus, M. H. M. & F. Bacelar (org.) (2005). Língua Portuguesa em Mudança. Lisboa: Editorial Caminho.
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005].
Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell.
Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education.
Segura, L. (2013). Variedades dialetais, In Raposo et al. Gramática do Português, vol 1, Lisboa: CLUL-FCG, 85-142.
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)
Avaliação
- Um teste de avaliação global de conhecimentos, no final do semestre (50%): 30.04.2021.
- Participação nos trabalhos práticos propostos em aula, que incluem pelo menos uma prova de transcrição fonética, leituras orais e apresentações orais acompanhadas de guião / ppt (50%) com agendamento e preparação prévia.