Apresentação

20 Fevereiro 2018, 16:00 Maria Celeste Matias Rodrigues

Apresentação do programa e da bibliografia.Elementos e critérios de avaliação
Objetivos

Pretende-se com esta disciplina que os alunos: 
– Adquiram conhecimentos básicos sobre as unidades e os processos implicados na compreensão e na produção do Português Europeu oral. 
– Se iniciem em metodologias de recolha e de análise de dados empíricos. 
– Desenvolvam competências de produção e compreensão de fala em contextos formais.
Programa
1. A oralidade versus a escrita
1.1. Propriedades da oralidade
1.2. Tipos de fala: espontâneo, preparado e leitura oral
1.3. Metodologias de recolha, de registo e de análise do oral 
2. Da intenção comunicativa à produção de enunciados orais 
2.1. Bases biológicas para a produção de fala 
2.2. Produção e planeamento da fala 
2.3. Estratégias e treino de produção
3. Da percepção auditiva à compreensão da mensagem verbal 
3.1. Bases biológicas para a percepção de fala 
3.2. Compreensão da fala 
3.3. Estratégias e treino de compreensão 
4. Unidades de processamento linguístico 
4.1. A palavra como unidade central de processamento da fala 
4.2. Unidades inferiores à palavra 
4.3. Unidades superiores à palavra
Bibliografia 
Aitchison, J (2003). Words in the mind. An Introduction to the Mental Lexicon. Oxford: Blackwell. 
Cornbleet, S. & R. Carter (2001). The Language of Speech and Writing. London: Routledge. 
Correia, M. & L. San Payo Lemos (2005). Inovação Lexical em Português. Lisboa: APP/Colibri. 
Cutler, A. (2005) Twenty-first Century Psycholinguistics. Four Cornerstones. Hillsdale, New Jersey: Lawrence & Erlbeaum Associates. 
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. 
Faria, I. H., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (orgs.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Freitas, M. J. C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras, Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.
Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams (2007). An Introduction to Language. Boston: Thomson. 
Levelt, W. J. M. (1989). Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge, MA: MIT Press. 
Mateus, M. H. M., I. Falé & M. J. Freitas (2016). Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. – ebook [1ª ed. 2005]. 
Pisoni, D. B. & R. E. Remez (eds.) (2005). The Handbook of Speech Perception. Oxford: Blackwell. 
Rost, M. (2002). Teaching and Researching Listening. Harlow: Longman, Pearson Education. 
(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)
Avaliação
A avaliação é feita com base em dois testes presenciais, duas exposições orais e o comportamento exibido em aula (participação, realização de trabalhos práticos, assiduidade, etc.). Dias dos testes: 
Teste 1 – 17-4-2018  e Teste 2 – 29-5-2018.
Data das exposições orais - a combinar no dia 13 de Março