Unidade Curricular:

Fonologia

Período Lectivo:

2022-23

Semestre:

S2

Docente:

Celeste Rodrigues

 

Objetivos:                           

(i)    Promover a apreensão da dimensão sonora da língua enquanto objecto de estudo e instrumento fundamental de comunicação;

(ii)   Consolidar e alargar conhecimentos sobre a estrutura sonora das línguas adquiridos em disciplinas anteriores;

(iii)  Apresentar os instrumentos gramaticais básicos para a descrição das propriedades fonológicas das línguas;

(iv) Refletir sobre aspetos universais e idiossincráticos da fonologia das línguas naturais;

(v)   Proceder à descrição dos vários aspectos da estrutura fonológica do português;

(vi) Promover o trabalho de organização e análise de dados fonológicos numa perspetiva comparada;

(vii)     Praticar a análise fonológica da língua.

 

Programa resumido:

1.       Aspetos segmentais e sua representação

1.1.  identificação de inventários fonético e fonológico

1.2.  representação da estrutura dos segmentos em traços distintivos

1.3.  identificação e descrição de processos fonológicos

2.       Aspetos suprassegmentais

2.1.  sílaba

2.2.  acento de palavra

3.       Interação dos vários níveis de representação no funcionamento das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos.

Embora o trabalho de descrição das propriedades fonológicas dos sistemas linguísticos se centre no português, exemplificação proveniente de outras línguas será usada para proceder à observação comparada de aspectos fonológicos universais e de outros específicos de alguns sistemas linguísticos.

 

Bibliografia e elementos de estudo:

Andrade, A. (2020). Vocalismo. In In Raposo et al (orgs.) Gramática do português. Lisboa: FCG/CLUL, Vol. 3, 3241-3330.

Andrade, E. d' (1977). Aspects de la Phonologie (Générative) du Portugais. Lisboa: CLUL/INIC.

Barbosa, J. Morais (1994). Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português. Coimbra: Almedina.

Clements, G. e E. Hume (1995). The Internal Organization of Speech Sounds. In Goldsmith, J. (ed.) 1995: The Handbook of Phonological Theory, 7, p. 245-317.

Faria, I., E. Pedro, I. Duarte & C. Gouveia (eds.) (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho.

Freitas, M. J., C. Rodrigues, T. Costa e A. Castelo (2012). Os sons que estão dentro das palavras. Cadernos de Língua Portuguesa, Edições Colibri, APP, Lisboa.

Gussenhoven, C. & H. Jacobs (1998/2005). Understanding Phonology. London, New York: Arnold.

Mateus, M. H. M. (1975). Aspectos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: CLUL/INIC.

Mateus, M. H. M., A. Brito, I, Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, 6ª edição.

Mateus, M. H., I. Falé & M. J. Freitas (2005 [2016]). Fonética e Fonologia e do Português. Lisboa: Univ. Aberta.

Mateus, M. H. & E. d'Andrade (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.

Odden, D. (2005). Introducing Phonology, Cambridge Introductions to Language and Linguistics, Cambridge: CUP.

Rodrigues, C. (2020). Consonantismo. In Raposo et al (orgs.) Gramática do português. Lisboa: FCG/CLUL, Vol. 3, 3331-3368.

 

Página de e-learning – diversos materiais disponibilizados ao longo do semestre.

Textos de leitura complementar serão sugeridos em aula.

Critérios de avaliação:

A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em duas fichas realizadas em aula (40%) e de um teste (50%), com a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação na aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e evolução dos conhecimentos apreendidos e exibidos em aula) – 10%.

Todos os alunos devem realizar a totalidade das provas, independentemente do seu estatuto.

Os alunos com estatuto especial de avaliação devem definir com a professora, individualmente e até ao fim de setembro, os detalhes relativos à sua avaliação (que inclui ainda outros elementos de avaliação, reuniões para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do respetivo trabalho).

 

Elementos de avaliação presenciais:

Ficha 1 – data a definir

Ficha 2 – data a definir

Teste 1 – data a definir

Acompanhamento e atendimento dos alunos: reuniões zoom em horário a definir com cada aluno.

Requisitos: Conhecimento obtido em O Estudo da Linguagem Humana e Compreensão e Produção do Português Oral.